Comitê Gestor Provisório da rede GIGAFOR é criado em reunião na UFC

Em reunião realizada na última quinta-feira (18), na Universidade Federal do Ceará, foi criado o Comitê Gestor Provisório da Rede Metropolitana de Fortaleza (GIGAFOR), rede de fibras ópticas por onde flui o tráfego de Internet de diversas instituições de pesquisa do Estado, incluindo a UFC.

Representantes das instituições que utilizam a rede no Ceará participaram da reunião e indicaram os integrantes titulares e suplentes para compor o Comitê Provisório. Em novo encontro, marcado para quarta-feira (24), serão definidos o presidente do Comitê Gestor e os integrantes do Comitê Técnico da GIGAFOR.

Imagem: A reunião realizada na Reitoria definiu a criação do Comitê Gestor Provisório da Rede GIGAFOR (Foto: Ribamar Neto/UFC)

A criação do Comitê Gestor Provisório é um marco importante para o fortalecimento e a profissionalização da rede GIGAFOR. A expectativa é que, com a participação ativa dos representantes das instituições envolvidas, a rede possa avançar na concretização de diretrizes, na elaboração de seu regimento interno e na definição de políticas de governança e de rateio de custos entre as instituições parceiras.

O reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque, conduziu a reunião e reforçou a importância da profissionalização e do aperfeiçoamento jurídico da rede. A Universidade exerce papel fundamental como instituição-abrigo do ponto operacional de presença da GIGAFOR e da Rede Nacional de Pesquisa (RNP), localizado no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra e coordenado pelo Prof. José Neuman de Souza, do Departamento de Computação.

O Prof. Neuman, representante da UFC no Comitê Gestor Provisório da GIGAFOR, destacou a importância da criação desse colegiado:

A rede GIGAFOR desempenha função essencial ao fornecer infraestrutura de rede de alta velocidade para instituições de pesquisa e ensino na região. Com uma conexão de Internet de alta capacidade, a rede possibilita a troca eficiente de dados e informações, impulsionando a colaboração entre as instituições e fomentando o desenvolvimento científico e tecnológico. A rede faz parte do projeto Redes Comunitárias de Educação e Pesquisa (REDECOMEP), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), coordenado pela RNP.

Fonte: Prof. José Neuman de Souza, coordenador do ponto operacional de presença da GIGAFOR e da Rede Nacional de Pesquisa (RNP) na UFC – fone: 0800 722 0216