Encontro entre atuais e futuros gestores dá início à transição administrativa na UFC

O reitor da Universidade Federal do Ceará, Prof. Cândido Albuquerque, e o chefe de Gabinete, Fernando Henrique Carvalho, receberam na tarde desta segunda-feira (22), na Reitoria, os professores Custódio Almeida, do Instituto de Cultura e Arte (ICA), e Diana Azevedo e Carlos Almir Monteiro, do Centro de Tecnologia (CT), para dar início oficialmente à transição administrativa na UFC.

Em decorrência da consulta à comunidade universitária ocorrida em abril deste ano, os professores Custódio e Diana encabeçam a lista tríplice que deverá ser enviada, em junho, ao Ministério da Educação (MEC), para a nomeação do futuro reitorado da Universidade, no quadriênio 2023-2027. O Prof. Carlos Almir assumirá a Chefia de Gabinete na próxima gestão, que terá início em agosto.

Imagem: O encontro ocorreu no gabinete do Reitor. Da esquerda para a direita, os professores: Carlos Almir, Diana Azevedo, Custódio Almeida e Cândido Albuquerque (Foto: Viktor Braga/UFC)
Durante o encontro, o Prof. Cândido Albuquerque repassou informações sobre projetos em andamento e já concluídos na Universidade e colocou a atual administração superior à disposição para prestar informações aos futuros gestores. “A ordem é facilitar e colocar à disposição o que for preciso para apoiar [a transição]. Na prática, já começou. Conversamos sobre questões do ponto de vista pedagógico e administrativo que consideramos importantes nesse momento”, afirmou o atual reitor.

Temas e desafios relacionados à infraestrutura e às instalações da Universidade, à produção de energia limpa por meio da usina fotovoltaica e à estruturação do fundo patrimonial da UFC, dentre outros, foram pautados durante o encontro.

O Prof. Custódio Almeida ressaltou a importância de evitar descontinuidades durante a sucessão na administração superior. “A transição é importante para isso. Significa compreender como está cada setor da Universidade, porque há processos em andamento. Há, por exemplo, cursos com mudanças nos projetos pedagógicos para implantação já no segundo semestre, então é importante que nada pare”, explicou o docente.

Imagem: O atual reitor e os futuros gestores da Universidade conversaram sobre projetos em andamento e sobre a formalização das equipes de transição (Foto: Viktor Braga/UFC)

Nos próximos dias, o atual e o futuro chefes de Gabinete articularão a publicação de uma portaria que formalizará a criação das equipes de transição, a serem compostas por integrantes de ambos os grupos, e detalhará outros pontos sobre o funcionamento do processo.

Fonte: Gabinete do Reitor da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.