Agência UFC: Novo composto isolante com potencial para aplicação em antenas e radares garante nova patente

Um novo composto feito com materiais cerâmicos e com propriedades que isolam a formação de correntes elétricas acaba de garantir à Universidade Federal do Ceará sua 42ª carta-patente, concedida pelo Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI). Desenvolvido no Departamento de Física do Centro de Ciências, o invento tem potencial para aplicação em dispositivos eletrônicos, como radares, antenas e sensores.

Imagem: Conjunto de antenas sobre prédio de coloração laranja

O compósito – termo usado para referir-se a materiais formados pela união de outros materiais com o objetivo de se obter um produto de maior qualidade – é feito de uma estrutura cerâmica por conta de sua estabilidade térmica, isto é, as propriedades isolantes, chamadas de dielétricas, não se alteram de forma significativa com a variação de temperatura. Isso garante, apontam os inventores, uma excelente propriedade física para aplicação comercial.

Segundo o Prof. Antônio Sérgio Bezerra Sombra, do Departamento de Física e um dos criadores do compósito, a invenção surgiu da busca de novos materiais com propriedades dielétricas estáveis com a variação de temperatura.

Conforme o professor, o compósito traz propriedades únicas, que podem ser muito úteis para dispositivos que necessitem dessas características isolantes em sua concepção. Os radares seriam uma das principais demandas para o invento.

Os detalhes sobre a invenção estão disponíveis em matéria da Agência UFC, canal de divulgação científica da Universidade.

Fonte: Prof. Antônio Sérgio Bezerra Sombra, do Departamento de Física – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.