Projeto de extensão Universidade Indo à Escola recebe inscrições para curso até 9 de junho

Estão abertas, até 9 de junho, as inscrições para o primeiro curso do projeto de extensão Universidade Indo à Escola, da Universidade Federal do Ceará. Intitulada Alice no País da Relatividade: Teoria da Relatividade para o Ensino Médio, a atividade formativa será realizada em modo on-line, de 24 de junho a 29 de julho. Coordenador-geral do projeto, o Prof. Geová Maciel de Alencar, do Departamento de Física da UFC, ministrará o curso.

Imagem: logo do projeto

O projeto Universidade Indo à Escola será oficialmente lançado no dia 6 de junho, às 13h, em solenidade no Cineteatro São Luiz (rua Major Facundo, 500, Centro). Na ocasião, haverá concerto da Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual do Ceará (OSUECE) e a palestra "Tempo é o que os relógios medem?", do Prof. Gonzalo Olmo, da Universidade de Valencia, na Espanha. Ele é também professor visitante do Programa de Pós-Graduação em Física da UFC. Será lançado ainda o livro Alice no país da relatividade: teoria da relatividade para o ensino médio, de autoria do Prof. Geová Maciel de Alencar.

Universidade Indo à Escola tem como objetivo contribuir com a formação de uma cultura científica nas escolas por meio de cursos que disseminam os últimos avanços da pesquisa científica, incluindo a ciência que é produzida no Estado do Ceará, no contexto das habilidades desenvolvidas e conhecimentos adquiridos no ensino médio.

Os cursos ministrados para os estudantes visam fornecer um aprofundamento em algumas disciplinas, complementando os itinerários formativos dos discentes. Serão ofertados, de forma continuada, cursos em linguagens e suas tecnologias, matemática e suas tecnologias, ciências da natureza e suas tecnologias, ciências humanas e sociais aplicadas.

A equipe executora do projeto é composta, além do Prof. Geová, pelos professores Antonio Gomes de Souza Filho, do Departamento de Física da UFC; Makarius Tahim, da Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (FECLESC) da UECE; Denise Hissa, do Departamento de Biologia da UFC; Adriana Rolim, da Pós-Graduação em Ciências Médicas da Universidade de Fortaleza (UNIFOR); e Mariana Carvalho, do Colégio Justiniano de Serpa.

O projeto tem financiamento da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Sociedade Brasileira de Física (SBF).

Mais informações sobre o Universidade Indo à Escola estão disponíveis no site do projeto e no perfil @universidadeindoaescola no Instagram.

Fonte: Prof. Antonio Gomes de Souza Filho, do Departamento de Física da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.