Camerata de Cordas da UFC-Fortaleza abrilhanta concerto final do V Encontro Mestre e Aprendiz, em Aquiraz

O V Encontro Mestre e Aprendiz no Palco e na Vida teve seu concerto de encerramento na noite dessa quinta-feira (26), no Teatro da Tapera das Artes, em Aquiraz, na Região Metropolitana de Fortaleza. Membros da Camerata de Cordas da UFC-Fortaleza atuaram no momento de culminância do evento, iniciado na última segunda-feira (22). O programa do concerto incluiu obras dos compositores Cláudio Santoro, Josef Petrak, Edu Lobo e Chico Buarque. O encontro deste mês de maio teve como tema “Os instrumentos de cordas dedilhadas e friccionadas na música brasileira e europeia com foco na educação coletiva de música”.

Imagem: Foto do palco do Teatro da Tapera das Artes com um solista de contrabaixo acústico, o maestro e a orquestra de cordas

Foram convidados dessa edição o contrabaixista e professor Alexandre Ritter, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); o violonista e compositor Jaime Ernest Dias, da Escola de Música de Brasília (EMB); e o regente e professor Márcio Landi, da Universidade Estadual do Ceará (UECE). A abertura do concerto teve uma homenagem póstuma ao compositor brasileiro Alfredo da Rocha Vianna Filho, o Pixinguinha (1897-1973), falecido há 50 anos e cujas peças foram executadas pela Orquestra de Violões do V Encontro Mestre e Aprendiz, sob a liderança dos professores Jaime Ernest Dias e Karlos Diniz, e formada por alunos da Tapera das Artes e músicos do Grupo 30 Cordas.

Ao longo da semana, na sede da Tapera das Artes, no Centro de Aquiraz, fizeram parte de oficinas, ensaios e residências artísticas do encontro estudantes do Curso de Licenciatura em Música da UFC, além de crianças e jovens atendidos por aquela organização não governamental. Todas as apresentações ocorridas durante a programação do evento foram gratuitas e abertas à comunidade em geral.

Imagem: Foto aproximada de dois violoncelistas executando um concerto

MUSEU – Na tarde da última terça-feira (23), o Museu de Arte da UFC (MAUC) sediou a atividade da série “Encontros”, do projeto Música no MAUC, dentro da programação do Encontro Mestre e Aprendiz. Após uma roda de conversa sobre educação musical e carreira de músico profissional, o público pôde assistir a um concerto especial da Camerata de Cordas da UFC-Fortaleza, com a participação de Jaime Ernest Dias, Alexandre Ritter e do maestro Márcio Landi.

INTERCÂMBIO – De acordo com o diretor artístico-pedagógico da Tapera das Artes, maestro Ênio Antunes, o intercâmbio promovido pelo evento é uma “simbiose de propostas culturais” e de diálogo entre as linguagens de música erudita e popular.

“O Encontro Mestre e Aprendiz é uma proposta de crescimento formativo de alunos e professores vinculada ao desenvolvimento de projetos culturais aqui no Ceará. São instituições do Estado, do terceiro setor e de ensino, como são as universidades, aproximando daquilo que é oferecido na academia, com investimentos e parcerias de pesquisa em artes e em música”, refletiu o maestro.

Imagem: Foto da Orquestra de violões do V Encontro Mestre e Aprendiz com os músicos sentados em um formato de meia-lua

Para a Profª Liu Man Ying, coordenadora da Camerata de Cordas da UFC-Fortaleza e docente do Instituto de Cultura e Arte (ICA), a Camerata teve o prazer de participar dos concertos e das residências artísticas dessa última edição do Encontro Mestre e Aprendiz. Ela ressalta a sólida parceria mantida pela Universidade com a Tapera das Artes desde 2018.

“Os mestres convidados pela Tapera das Artes vêm à UFC para rodas de conversa com os estudantes, para falar sobre suas trajetórias, para fazer música com nossos alunos e também compartilhar seus conhecimentos técnicos e musicais. É uma experiência inédita a convivência deles com esses grandes mestres da cultura e da música”, afirmou.

Fonte: Camerata de Cordas da UFC-Fortaleza – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.