Eleita para a Academia Nacional de Medicina, Profª Helena Pitombeira é recebida e homenageada por gestores e colegas na Reitoria

Uma salva de palmas ecoou no gabinete do reitor da Universidade Federal do Ceará, na manhã desta quinta-feira (1º), para recepcionar a mais nova membra honorária da Academia Nacional de Medicina (ANM), a Profª Maria Helena Pitombeira, docente aposentada da Faculdade de Medicina (FAMED), professora emérita da UFC e referência nacional em hematologia. Eleita para compor aquela entidade no último dia 19 de maio, ela foi recebida e homenageada pelo reitor, Prof. Cândido Albuquerque, por gestores da UFC e por colegas da FAMED.

“Esse é um título nosso, todos nós nos sentimos homenageados. É um orgulho para toda a UFC”, afirmou o reitor. A docente foi descrita como “unanimidade” pela Profª Ana Angélica Lustosa Bittencourt de Araújo, da FAMED, e reconhecida não apenas por ser uma grande pesquisadora, mas também por sua “cordialidade, generosidade e capacidade de acolhimento das novas gerações”, conforme acrescentou o diretor da faculdade, Prof. João Macêdo Filho.

Imagem: grupo de pessoas posam para foto

Emocionada, a Profª Helena Pitombeira se disse contente. “Eu fico muito feliz com a valorização da minha homenagem [na ANM], mas mais ainda pela valorização da Faculdade de Medicina. Este é um momento de festejo dos 75 anos da FAMED”, afirmou ela. Durante o encontro, rememorou fatos de sua trajetória, o início do Serviço de Hematologia no Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC) e até o primeiro paciente registrado no setor, nos idos de 1957. De lá para cá, o setor de hematologia só cresceu.

Prova disso é que, conforme ela mesma lembrou, o HUWC, em parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (HEMOCE), está implementando uma nova terapia celular contra o câncer de medula, denominada CART-CEL, que oferece um novo tratamento a pessoas que não têm mais alternativas de recuperação por meio de quimioterapia ou transplante. Considerado revolucionário, o procedimento consiste em extrair do paciente as células de defesa – no caso, os linfócitos do tipo T – e moldá-las em laboratório.

Para o Prof. Fernando Barroso, chefe do Setor de Hematologia do HUWC, a Profª Helena Pitombeira teve uma participação fundamental na evolução científica dessa área do conhecimento, por sua capacidade de “ousar com responsabilidade, de não permanecer na inércia, mesmo diante de adversidades”. Com seu protagonismo e contribuição, o HUWC caminhou para ser, hoje, a única instituição pública a realizar transplantes de medula óssea no Ceará, por exemplo.

Imagem: mulher de cabelos grisalhos posa na Reitoria

O encontro desta quinta-feira foi prestigiado também pelos professores João Martins, da FAMED, e Vânia Barreto Ferreira Gomes, da Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem (FFOE); pelos pró-reitores de Graduação, Ana Paula de Medeiros; de Assuntos Estudantis, Nadja Dutra; e de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional, Augusto Albuquerque; pela coordenadora de Comunicação e Marketing, Cláudia Buhamra; e por Carlos Cavalcante Pereira Marques, assessor do gabinete.

Veja outras imagens do encontro no Flickr da UFC

TRAJETÓRIA – A Profª Helena Pitombeira se graduou em Medicina, em 1963, na UFC, onde seguiu a carreira docente, ingressando inicialmente no então Departamento de Clínica Médica. Na administração superior, exerceu as funções de vice-reitora e pró-reitora.

A homenageada fez dois pós-doutorados – nas universidades de Paris VII e Paris XII – na área de hematologia. Em 1980, foi aprovada em concurso para professor titular do Departamento de Medicina Clínica. Também na Faculdade de Medicina da UFC, exerceu as funções de coordenadora do Curso de Especialização em Hematologia e Hemoterapia, sendo a responsável maior pela implantação do mestrado em Clínica Médica, do qual foi coordenadora.