UFC realiza cerimônia de boas-vindas a 45 estudantes estrangeiros nesta terça-feira (5)

O Programa de Apoio ao Intercambista (PAI), vinculado à Pró-Reitoria de Relações Interinstitucionais (PROINTER) da Universidade Federal do Ceará (UFC), realizará, nesta terça-feira (5), a tradicional cerimônia de boas-vindas a estudantes estrangeiros em intercâmbio na UFC. O evento será às 17h, no Salão Nobre da Reitoria da UFC (av. da Universidade, 2853, Benfica), e contará com a presença da vice-reitora da Instituição, Profª Diana Azevedo.

A programação é direcionada principalmente a alunos que ingressaram no semestre 2024.1, mas intercambistas veteranos também são bem-vindos. Para o Prof. Rodrigo Rego, coordenador de Internacionalização da PROINTER, esse momento de acolhida “é importante para que os estudantes se sintam em casa, que tenham a UFC como casa e saibam que a PROINTER está aberta para ajudá-los no que for preciso”.

Imagem: estudantes em mobilidade acadêmica na UFC

Neste semestre, ingressam 45 novos intercambistas dos seguintes países: França (6), Moçambique (5), Alemanha (4), Colômbia (3), Angola (2), Cabo Verde (2), Peru (2), Gabão (2), Benin (1), Bolívia (1), Bangladesh (1), El Salvador (1), Iraque (1), Camarões (1), Quênia (1), Síria (1), Botsuana (1), Nigéria (1), Jamaica (1), Itália (1), Espanha (1), Equador (1), Argentina (1), Portugal (1), Timor-Leste (1), Guiné-Bissau (1) e República do Congo (1).

Os alunos serão alocados em diversos cursos de graduação e pós-graduação, principalmente na área da saúde, sendo sete no Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública; quatro no Curso de Medicina; três no Curso de Odontologia; um no Curso de Enfermagem; e um em cada um dos seguintes programas de pós-graduação: Ciências Farmacêuticas, Farmacologia e Ciências Morfofuncionais.

Também receberão dois alunos cada os programas de pós-graduação em Sociologia, Ciência e Tecnologia de Alimentos e Bioquímica; e os cursos de graduação em Engenharia Química e Engenharia de Produção. Além desses, receberão um aluno cada os cursos de Geografia, Engenharia Elétrica, Engenharia de Computação, Publicidade e Propaganda, Cinema e Audiovisual, Engenharia de Transportes, Física, Engenharia Civil e Agronomia; e os programas de pós-graduação em Ecologia e Recursos Naturais, Ciências do Solo e Sistemática, Uso e Conservação da Biodiversidade.

“A presença de estudantes estrangeiros engrandece a Universidade. São estudantes extremamente capazes, que trazem suas experiências, tanto na graduação quanto na pós-graduação. Isso mostra a importância que a UFC dá à internacionalização e às relações com outros países, outras culturas e outras instituições para o engrandecimento da UFC. Além da importância, de certa forma, de divulgarmos o trabalho que é feito na UFC mundo afora”, destaca o coordenador de Internacionalização.

PROGRAMA – O PAI é um projeto de extensão que atua no suporte ao estudante em mobilidade acadêmica, garantindo especialmente a integração de alunos estrangeiros que vêm ao Brasil. O auxílio se dá por um processo de apadrinhamento por outros estudantes da Universidade, sendo os padrinhos a conexão mais próxima entre a PROINTER e os estudantes em mobilidade acadêmica na UFC, desde antes da chegada do intercambista ao Brasil. Saiba mais no perfil do PAI no Instagram.

Fonte: Pró-Reitoria de Relações Interinstitucionais da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.