Procurar no portal

UFC coordena eixo do Programa de Educação em Tempo Integral do MEC e reúne mais de 400 gestores e servidores em encontro presencial 

Mais de 400 pessoas estiveram presentes, na última sexta-feira (25), ao Centro de Convivência do Campus do Pici para o Encontro Presencial - Ceará do Programa Escola de Tempo Integral (PETI), projeto do Ministério da Educação que tem a Universidade Federal do Ceará (UFC) como instituição coordenadora do Eixo Formar para os estados do Ceará, Pernambuco, Piauí e Maranhão

Imagem: foto que exibe uma grande sala com pessoas sentadas em cadeiras e um palco com cerca de 10 pessoas sentadas numa mesa

Com o tema Aprendizagem cooperativa e solidária na perspectiva da Educação Integral, o evento contou com a participação de secretários e conselheiros municipais de 115 cidades cearenses, além de outros servidores da área e representantes do governo do Estado.

Conforme o titular da Coordenadoria de Articulação entre o Ensino Superior e a Educação Básica (COART) da Escola Integrada de Desenvolvimento e Inovação Acadêmica (EIDEIA) da UFC, professor Manoel Andrade Neto, a Universidade está comprometida com o desenvolvimento da educação integral. “Estamos muito empolgados com essa oportunidade de contribuir para o estabelecimento da educação integral no Brasil, que é muito significativa e vai fazer diferença para as próximas gerações", compartilhou o gestor, que coordena o Eixo Formar do PETI na UFC.

Representando o reitor Custódio Almeida no evento, a gestora da Coordenadoria de Inovação e Desenvolvimento Acadêmico (COIDEIA) da EIDEIA, professora Sâmia Brilhante, avaliou o encontro como  “um momento especial de reflexão sobre a aprendizagem cooperativa e solidária, dentro da perspectiva de uma escola de tempo integral que promova uma educação verdadeiramente integral — cognitiva, emocional, social e ética". 

Para a docente, os números do Ceará e dos demais estados nordestinos apontam para uma perspectiva animadora. “O Ceará apresenta um total de 54,9% dos estudantes do ensino fundamental em tempo integral, consolidando-se como líder nesse segmento. Os cinco estados com maior taxa de matrículas na ETI estão no Nordeste, uma conquista para a região e todo o país", justificou.

Imagem: foto do prof Manoel Andrade Neto, um homem de meia idade, com cabelos curtos grisalhos, usando camisa de botão na cor verde escura e falando ao microfone

Uma das cursistas presentes à formação presencial realizada no dia 25 de abril, Edinalva Campos, é secretária de Educação de Croatá. Para ela, o curso foi “extremamente enriquecedor e esclarecedor, proporcionando um mergulho nas bases normativas do direito à educação, com foco no PETI”. 

A gestora acrescentou, ainda, que “a formação deixa claro que a educação integral vai além do tempo estendido na escola; ela exige um compromisso com metodologias inovadoras, gestão democrática e garantia de direitos”.

Além dos docentes Manoel Andrade e Sâmia Brilhantes, estiveram presentes na abertura do evento o coordenador de Educação Integral e Tempo Integral da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação, Alexandre Araújo; o secretário executivo da Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC), Hélder Nogueira; a Presidente do Conselho Estadual de Educação do Ceará, Ada Pimentel; o presidente nacional da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e secretário de Educação de Ibaretama (CE), Alessio Costa Lima; o presidente da Undime Ceará e secretário de Educação de Jucás (CE), José Marques Aurélio de Souza; a coordenadora do Fórum Estadual de Educação do Ceará, Ana Vládia Cosmos Santos; a secretária executiva de Cooperação com os Municípios da Secretaria da Educação Básica do Estado do Ceará, Emanuelle Grace.

Imagem: foto de Edinalva Campos, mulher de cabelos lisos longos e na cor castanha, veste blusa branca

SAIBA MAIS - A UFC foi convidada, em 2024, para assumir o eixo Formar do PETI para os estados do Ceará, Pernambuco, Piauí e Maranhão, totalizando 813 entes federativos. Coordenados pelo Prof. Manoel Andrade, os trabalhos também são acompanhados pela pedagoga Adriana Madja dos Santos Feitosa, da COART.

Conforme a servidora, a equipe envolvida nas formações do Eixo inclui “docentes e técnicos administrativos da UFC, bem como estudantes, além de profissionais de outras universidades e instituições de pesquisa e da educação básica, totalizando 32  profissionais em educação na equipe de coordenadores, 50 formadores/pesquisadores e 18 bolsistas de graduação”.

Além de encontros presenciais com cursistas do Ceará, a UFC é responsável pela formação on-line Educação em Tempo Integral, voltada para 2.439 gestores e técnicos das secretarias estaduais e municipais de educação e conselheiros de educação dos 813 municípios acompanhados. Iniciado no final de março, o curso segue até setembro de 2025.

Conforme Adriana Madja, a UFC deverá entregar, no fim do projeto, um diagnóstico atualizado da implantação de uma escola em tempo integral nas redes de ensino municipais e estaduais envolvidas no projeto; produção científica com artigos e relatos de experiência resultante dos estudos e reflexões realizadas pelos técnicos e conselheiros municipais na atividade formativa Educação em Tempo Integral; e recomendações de diretrizes para o desenvolvimento de suas políticas de Educação em Tempo Integral para municípios e estados envolvidos na formação.

Fonte: Prof. Manoel Andrade Neto e pedagoga Adriana Madja – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300