Egresso e estudante do curso de Jornalismo da UFC são aprovados em projetos internacionais
- Segunda, 05 Mai 2025 13:27
- Escrito por UFC Informa
Estar na universidade significa, entre outras possibilidades, ter acesso ao aprofundamento e à formação crítica a partir da articulação entre pesquisa teórica e prática nas principais áreas do saber, objetivando divulgar os conhecimentos à comunidade mais ampla.
Unindo criatividade e olhar aguçado para as questões de diálogo global, além da troca de saberes por meio da experiências sensíveis e diversidade cultural, estudantes da Universidade Federal do Ceará (UFC) se tornam agentes ativos e fomentadores de conhecimento dentro e fora do campus.
Exemplo disso são Rogério Bié e Pedro Igor, respectivamente, egresso e estudante do curso de Jornalismo da UFC, aprovados em programas americano e alemão que contribuem para aumentar a diversidade geográfica e cultural na elaboração de conteúdos comunicacionais, como documentários e reportagens.
ROGÉRIO BIÉ – Graduado em Jornalismo pela UFC em 2023, foi selecionado para curso de mestrado em Narrativas e Mídias Emergentes na Arizona State University (ASU), com uma bolsa completa no campus de Los Angeles, na Califórnia (EUA).
O curso tem duração de um ano e meio e possibilita, aos 10 estudantes selecionados, acesso a recursos de ponta para explorar a produção audiovisual a partir de lentes ampliadas, aplicando a intersecção entre jornalismo, audiovisual e tecnologias emergentes e interativas.
O mestrado faz parte do Programa Oportunidades Acadêmicas 2024 da rede Education USA, que possui um escritório na Pró-Reitoria de Inovação e Relações Interinstitucionais (Prointer) da UFC, sendo esse o primeiro centro a ser instalado em uma universidade pública federal no Norte-Nordeste.
Para o estudante, a Prointer representa um referencial de internacionalização na universidade de forma focada e estratégica, tendo os profissionais da pró-reitoria auxiliado desde a tradução dos documentos acadêmicos ao contato com a ASU. “É incrível saber que tem gente acreditando, apostando e me incentivando a ir longe”, aponta.
A escolha da rede, segundo Bié, ao mesmo tempo em que se deu pela possibilidade de amparo total nos gastos, igualmente acarretou em um processo seletivo que se estendeu por todo o ano de 2024, passando por entrevistas, avaliações de habilidades com o idioma (exame de proficiência TOEFL), envio de material complementar, entre outros.
Filho de agricultores e primeiro da família a concluir o ensino superior, Bié direcionou sua trajetória acadêmica à investigação de comunidades mais vulneráveis, com o objetivo de sensibilizar o público e mobilizar políticas públicas. Seu trabalho de conclusão de curso, o documentário Filhos do Vento (2024), é um exemplo desse compromisso.
Agora, prestes a iniciar uma pós-graduação no exterior, ele planeja aprofundar seus estudos em comunicação em diálogo com uma rede internacional e diversa, reforçando sua crença no poder transformador da educação e da representatividade.
PEDRO IGOR – Comunicador em formação, o estudante de Jornalismo na UFC foi selecionado para participar do programa “Descobrindo o Mundo”, da Fundação Heinz Kahn, que objetiva alavancar o currículo e a carreira de jovens jornalistas do sul global, ou seja, da América Latina, Ásia e África.
Voltado a graduandos e recém-formados, o programa oferece a possibilidade de jornalistas conhecerem pessoalmente uma nova cultura, oferecendo bolsas de até 100%, caso do Pedro, para apoio durante a permanência do bolsista no país anfitrião.
No ensino médio, Pedro estudou na rede pública, em uma instituição contemplada pela iniciativa "Escolas: Parceiras para o Futuro" (PASCH, sigla utilizada em alemão), coordenado pelo governo alemão e que chegou ao Ceará por meio de articulação com Casa de Cultura Alemã, vinculada à UFC.
Interessado pelos estudos culturais, bem como movimentos sociais, Pedro já ingressou no ensino superior almejando se tornar um jornalista internacional, desenvolvendo a comunicação por meio da escrita e da criação através das palavras.
O estudante considera que as atividades de diferentes vertentes realizadas durante a graduação, sendo desde bolsista de produção cultural, monitor de jornalismo audiovisual, editor da revista de moda do curso, foram essenciais na construção de seu currículo. “Com certeza, isso foi algo que chamou muita atenção, (...) demonstrou que eu tinha uma certa expertise de vários tópicos”, comenta.
Pedro deu continuidade aos estudos de alemão na Casa de Cultura Alemã. Para ele, os cursos oferecidos pela escola são como um hub cultural, promovendo a convivência entre alunos e nativos por meio de eventos que foram fundamentais tanto para seu desenvolvimento linguístico quanto para a conquista de uma bolsa de estudos.
Ainda a respeito da Casa de Cultura, Pedro destaca que aspectos como a troca de conhecimentos, proporcionada pela diversidade geracional entre os colegas, e a proposta político-pedagógica da escola – que busca preparar o aluno para a fluência no idioma por meio da convivência, e não apenas pelo foco em aspectos estritamente gramaticais – foram fundamentais em sua trajetória de aprendizado.
Fonte: Secretaria de Comunicação e Marketing (UFC Informa) – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.