Procurar no portal

UFC aprova 13 projetos para compor Redes de Extensão do Ceará com foco na intersetorialidade

A Pró-Reitoria de Extensão (Prex) da Universidade Federal do Ceará (UFC) reuniu, na manhã da quinta-feira (8), os coordenadores das propostas aprovadas no edital Redes de Extensão para o Desenvolvimento de Ações Intersetoriais em Territórios em Situação de Vulnerabilidade, realizado pelo Ministério da Educação (MEC). Ao todo, a UFC aprovou 13 projetos de extensão, contemplando os campi de Fortaleza, Sobral, Russas, Crateús e Itapajé.

Estavam presentes no auditório da Prex, no Campus do Pici, a pró-reitora de Extensão, professora Bernadete Porto, e o pró-reitor-adjunto de Extensão, professor Carlos Estevão, além de professores e coordenadores dos projetos aprovados.

Imagem: Esta imagem mostra um grupo de 14 pessoas, compostas por homens e mulheres adultos, posando para uma foto em uma sala de aula ou reunião. Eles estão de pé, lado a lado, atrás de duas mesas grandes organizadas em forma de U, sobre as quais há cadernos, garrafas, celulares, canetas, papéis e notebooks — sugerindo um ambiente de trabalho ou reunião acadêmica.  Ao fundo, há um projetor exibindo um slide com o título "UFC", o que indica que o evento pode estar relacionado à Universidade Federal do Ceará. O fundo é composto por quadros brancos e paredes claras. A maioria das pessoas está sorrindo, aparentando um clima amigável e colaborativo.

O edital do MEC, desenvolvido pela Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino (Sase), elegeu 70 projetos de extensão de sete instituições públicas de ensino superior no estado do Ceará (UFC, Uece, IFCE, UFCA, Unilab, UVA e Urca). Serão disponibilizados, a partir de junho, R$ 6 milhões para toda a Rede de Extensão do Ceará. O recurso, dividido em três parcelas, será destinado ao financiamento dos projetos, prevendo bolsas para estudantes de graduação e custeio para o desenvolvimento das atividades. A UFC é a coordenadora-geral da distribuição do recurso entre as instituições cearenses e deve receber R$ 1,3 milhão para impulsionar os 13 projetos contemplados.

Para a pró-reitora de Extensão, professora Bernadete Porto, a chegada do recurso federal representa o reconhecimento da extensão como agente transformador. “Essa experiência-piloto tem um grande impacto, porque a extensão precisa de custeio. Qualquer estímulo faz com que a gente possa engrandecer essa cultura extensionista, que tem tanto a oferecer na formação dos nossos estudantes de graduação, de pós-graduação e de professores, além de servir à comunidade”, destaca.  

O principal critério de aprovação foi a intersetorialidade. Foram contemplados projetos de extensão voltados para o desenvolvimento de ações unindo ciência, educação e cidadania. “Começou-se a se discutir a importância da extensão para a intersetorialidade educacional, com as características da extensão, como interdisciplinaridade e interprofissionalidade. Alguns projetos são interinstitucionais. Então, o marcante desse processo seletivo foi a intersetorialidade para que as instituições se vejam como Rede”, afirma a pró-reitora.  

Entre os temas selecionados na UFC, estão combate à desigualdade de gênero; abastecimento de água no sertão; conscientização do consumo de alimentos; inteligência artificial; saúde e educação no semiárido; cartografia social; patrimônio cultural; evasão escolar de estudantes surdos; educação ambiental marinha; reinserção social de jovens em cumprimento de medidas protetivas; promoção da saúde mental nas escolas; agricultura urbana e sustentabilidade alimentar; e trilhas ecobotânicas.

Imagem: Esta imagem mostra uma mulher em destaque, posando para a câmera em uma sala de aula ou ambiente de reunião. Ela tem cabelos castanhos presos para trás e está usando uma blusa de manga longa na cor rosa envelhecido, com decote quadrado. Ela também usa brincos grandes e claros. Sua expressão é neutra, levemente sorridente, transmitindo serenidade e confiança.  Ao fundo, desfocados, estão outras pessoas sentadas em frente a notebooks e conversando entre si. Há quadros brancos na parede, indicando que a foto foi tirada no mesmo ambiente da imagem anterior — possivelmente uma sala de reuniões ou de aula em uma instituição de ensino. O cenário sugere um momento de intervalo ou informalidade durante uma atividade profissional ou acadêmica.

Iara Gomes, professora do Departamento de Geografia da UFC, é coordenadora do projeto Redes Intersetoriais para a Inovação na Agricultura Urbana e Sustentabilidade Alimentar. Ela explica a relevância do projeto na formação dessa Rede de Extensão no Ceará. “Existe uma preocupação mundial no que diz respeito ao trato com as questões ambientais e climáticas. Discutir a agroecologia é uma questão de primeira ordem, uma temática necessária”, afirma.

Imagem: A imagem mostra um homem sorridente em destaque, posando para a câmera em uma sala de aula ou reunião. Ele tem cabelos curtos, grisalhos, e está vestindo uma camiseta esportiva de cor amarela fluorescente da marca Kalenji. Sua expressão é amigável e acolhedora.  Ao fundo, há algumas pessoas desfocadas, sentadas e interagindo, possivelmente envolvidas em alguma atividade. À esquerda, uma mulher com óculos lê ou escreve em algo à sua frente. À direita, uma mesa com toalha azul parece servir como área de apoio com garrafas térmicas, copos e lanches, sugerindo um coffee break. A parede ao fundo tem quadros brancos, reforçando que o local é uma sala de uso acadêmico ou profissional.

Júlio César, professor do Campus de Itapajé, é coordenador do projeto IA Inclusiva - Inteligência Artificial como Política de Inclusão Social nas Escolas de Ensino Médio do Estado do Ceará através da Extensão. Sobre o impacto do projeto no desenvolvimento da educação, ele destaca que “a Secretaria da Educação está apoiando esse projeto e, a partir do ano que vem, a IA entrará como currículo do ensino médio a partir do nosso projeto. A gente está criando um piloto, com grande impacto social para toda a Rede”, afirma. 

Fonte: Pró-Reitoria de Extensão da UFC - e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300