Escritor Lira Neto lança biografia de Oswald de Andrade e realiza conferência nesta quinta-feira (15), na Reitoria
- Segunda, 12 Mai 2025 10:53
- Escrito por UFC Informa
Um dos mais relevantes biógrafos contemporâneos, o escritor Lira Neto estará na Universidade Federal do Ceará (UFC) nesta quinta-feira (15), às 18h30, no auditório da Reitoria, para lançar seu novo livro, Oswald de Andrade – mau selvagem, e participar de palestra e bate-papo com o público.
O evento é gratuito, aberto a todos os interessados, e integra a programação das Conferências Avançadas, promovidas pelo Colégio de Estudos Avançados (CEA) da UFC. A apresentação e mediação será do diretor do CEA, professor Tarcísio Pequeno, e haverá participação do reitor Custódio Almeida.
Em Oswald de Andrade – mau selvagem, editado pela Companhia das Letras, Lira Neto mergulha na trajetória de um dos ícones do modernismo e um dos personagens mais polêmicos da literatura brasileira. Ao longo de 528 páginas, o autor explora as diversas contradições da personalidade de Oswald: blasfemo e temente a Deus, burguês e comunista, apaixonado e adúltero.
Respaldada em vasta pesquisa em arquivos – incluindo cartas, diários e manuscritos –, a biografia revela que Oswald não se restringiu ao papel de ativista do modernismo. Intérprete do Brasil, jornalista combativo, propôs uma crítica feroz ao patriarcado e antecipou premissas do que hoje se conceitua como “decolonialidade”.
“Incompreendido, terminou pobre e quase anônimo. Apenas depois de sua morte o país recuperaria o legado contestador de Oswald de Andrade, fonte para manifestações artísticas futuras, como a poesia concreta, o teatro oficina e a tropicália”, descreve a Companhia das Letras na apresentação do livro.
SOBRE LIRA NETO – Literatura, biografia, modernismo e Oswald de Andrade estão entre os temas que Lira Neto deverá abordar nas Conferências Avançadas da UFC. O jornalista e escritor nasceu em Fortaleza, em 1963, e hoje reside em São Paulo.
Foi agraciado na categoria Biografia do Prêmio Jabuti em quatro ocasiões, com as obras: O inimigo do rei: uma biografia de José de Alencar, em 2007 (primeiro lugar); Padre Cícero: poder, fé e guerra no sertão, em 2010 (segundo lugar); Getúlio: dos anos de formação à conquista do poder, em 2013 (terceiro lugar); e Getúlio – do governo provisório à ditadura do Estado Novo (1930-1945), em 2014 (primeiro lugar).
Por meio de suas obras, o escritor tem ampliado o alcance da biografia como gênero literário e ajudado os leitores a compreenderem o Brasil em seus aspectos políticos, sociais e culturais.
SOBRE O CEA – O Colégio de Estudos Avançados é um órgão da UFC vinculado à Escola Integrada de Desenvolvimento e Inovação Acadêmica (Eideia), cuja finalidade é fomentar o desenvolvimento de atividades e projetos de abrangência regional, nacional e internacional que contribuam de forma significativa para o progresso acadêmico, científico, tecnológico e cultural. Esta é a quarta edição das Conferências Avançadas neste ano.
Fonte: Colégio de Estudos Avançados (CEA) da UFC – fone: (85) 3366.9031