- Quarta, 14 Mai 2025 08:45
- Escrito por UFC Informa
O projeto de extensão FazerArte, coordenado pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep) da Universidade Federal do Ceará (UFC), acaba de ser reconhecido pelo governo federal como uma das iniciativas mais inovadoras em gestão de pessoas, destacando-se entre as organizações do setor público.
Criado em 2017, o projeto realiza atividades socioculturais e artísticas, promovendo saúde, bem-estar e qualidade de vida aos servidores da UFC e contribuindo para o desenvolvimento técnico, profissional e humano. Trata-se do projeto de extensão mais antigo da Divisão de Bem-Estar (Dbest) da Coordenadoria de Qualidade de Vida no Trabalho (Coqvt) da Progep.
O reconhecimento ocorreu no dia 25 de abril, por meio do Edital de Seleção de Experiências Inspiradoras em Gestão de Pessoas no Setor Público, do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI). Para a pró-reitora de Gestão de Pessoas, professora Marilene Feitosa, o fato de o projeto ter sido selecionado demonstra o comprometimento da pró-reitoria com a qualidade de vida dos servidores. "Queremos que nossos servidores se sintam bem trabalhando na UFC e que também possam ter experiências agradáveis para além do trabalho. Isso com certeza se reverte para a nossa instituição, pois eles se sentem pertencentes à UFC e, assim, são incentivados a colaborar com o crescimento da nossa instituição", celebra.
Para a coordenadora do projeto, Mayre Saboia, "o reconhecimento do FazerArte pelo governo federal confirma que estamos no caminho certo e demonstra, em âmbito nacional, a relevância e o caráter pioneiro, inspirador e inovador em haver um setor que preza pelo bem-estar dos servidores da universidade”.
Classificado em terceiro lugar, de cinco iniciativas contempladas, o FazerArte foi o único projeto selecionado entre as Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes). A recente conquista da UFC marca a importância dessa iniciativa para a educação e serve de inspiração para outras instituições públicas espalhadas pelo Brasil. As cinco experiências selecionadas serão apresentadas durante o Encontro Nacional de Gestão de Pessoas 2025, que acontecerá de 16 a 18 de junho, em Brasília.
O PROJETO - O FazerArte foi idealizado pelos servidores da Dbest Mayre Saboia e Pedro Harrison, motivados por uma percepção holística de desenvolvimento humano e uma gestão focada no bem-estar das pessoas. Eles compreenderam que os transtornos mentais e comportamentais são os fatores que mais impactam no afastamento dos servidores da UFC. Desse modo, o projeto visa promover a qualidade de vida dos participantes por meio de vivências artísticas com foco na saúde mental e psicossocial dos servidores através da redução do estresse, da melhoria da concentração, da cognição e da autopercepção, do desenvolvimento da sensibilidade, da socialização e do sentimento de pertencimento.
O público-alvo do projeto são os servidores ativos da instituição, aqueles que são diretamente afetados pelo estresse laboral diário. Além disso, o projeto tem uma dimensão formativa, atendendo dezenas de discentes da UFC e promovendo experiências enriquecedoras aos estudantes bolsistas. Desse modo, a iniciativa busca uma interlocução entre os pilares universitários: ensino, pesquisa e extensão. De 2017 a 2024, o projeto já beneficiou mais de 21 mil pessoas, entre servidores e agentes públicos da UFC. “O projeto foi planejado no sentido de promover a integração e troca de experiência entre pessoas das mais diversas faixas etárias, realidades sociais e posições na hierarquia da instituição; e incentivar a reflexão sobre as relações sociais e de trabalho”, destaca Mayre.
As ações do projeto são pensadas a partir de pesquisas de interesse entre os servidores participantes. São realizadas atividades artístico-culturais, produções, apresentações, minicursos e oficinas, estimulando o desenvolvimento de habilidades físicas e intelectuais. As linguagens artísticas mais recorrentes são música, dança, teatro, artes plásticas, literatura e cinema.
Eduardo Novaes é professor do Instituto UFC Virtual, lotado no curso de Sistemas e Mídias Digitais. Desde 2022, ele é integrante do grupo musical Som da Terra, atividade realizada pelo FazerArte. “A experiência tem sido muito positiva desde que eu entrei. Mais que um grupo musical, temos um grupo de colegas e amigos que tocam e se ajudam, independente de quem toca mais ou menos”, explica.
O professor aposentado Rodrigo Codes, do Departamento de Engenharia Estrutural e Construção Civil, do Centro de Tecnologia (CT), também participa do grupo Som da Terra. Desde 2019, ele integra as atividades do projeto, tendo a oportunidade de se aprofundar no estudo de instrumentos musicais, como o violão. “É imprescindível a qualidade de vida dos servidores no ambiente de trabalho. A convivência com os instrutores e os demais participantes é bastante prazerosa, uma verdadeira atividade terapêutica. Tem sido muito importante, como servidor aposentado, não me afastar da UFC”, destaca.
Em geral, as apresentações artísticas acontecem na UFC, em escolas públicas e instituições que atendem pessoas em vulnerabilidade social. Entre os eventos que ocorrem ao longo do ano, destacam-se o Sarau FazerArte e a mostra Culturarte. “Para além de algo meramente recreativo e calmante, a arte contribui para o desenvolvimento de nossa sensibilidade, o que nos ajuda a nos relacionar melhor conosco e com o mundo à nossa volta, inclusive o mundo do trabalho”, afirma Mayre. Com o reconhecimento das ações do FazerArte, a coordenadora espera que o projeto possa contribuir ainda mais para a melhoria da cultura organizacional da instituição, gerando impactos positivos na qualidade de vida das pessoas.
Fonte: Coordenadoria de Qualidade de Vida no Trabalho (Coqvt) da Progep/UFC - e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.