- Quarta, 14 Mai 2025 11:46
- Escrito por UFC Informa
De 25 a 29 de agosto, a Universidade Federal do Ceará (UFC) sediará o 8º Fórum Permanente de Museus Universitários (8FPMU). O evento nacional reunirá profissionais, professores, pesquisadores e estudantes para discutir os desafios e potencialidades das coleções e museus vinculados às universidades brasileiras.
Abordando o tema “Coleções, Museus Universitários e Sociedade: Elos entre Ciência, Cultura e Comunidade”, o 8FPMU conta uma programação diversa de conferências, mesas-redondas, apresentações científicas, homenagens e visitas técnicas buscando conectar ainda mais a pesquisa acadêmica às experiências culturais e sociais das comunidades.
Como novidade, o evento apresenta ainda o I Seminário de Fiscalização de Museus, em parceria com o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), voltado à orientação técnica de profissionais sobre práticas seguras de gestão e preservação. A maior parte da programação será realizada na Faculdade de Direito da UFC (rua Meton de Alencar, s/n, Centro).
Para participar do fórum, os interessados devem se inscrever no portal do evento. As submissões de trabalhos estão abertas até 25 de maio nas modalidades comunicação oral (pesquisa), comunicação oral (relato de experiência), pôster, ensaio fotográfico e apresentação artística.
8FPMU – Organizado pelo Museu de Arte da UFC (Mauc), equipamento cultural vinculado à Pró-Reitoria de Cultura da UFC, o fórum conta com o apoio institucional da Rede Brasileira de Coleções e Museus Universitários (RBCMU), do Comitê Brasileiro do Conselho Internacional de Museus (Icom Brasil), Conselho Federal de Museologia (Cofem), dos Conselhos Regionais de Museologia (Corems) e do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Como parceiro local conta também com o apoio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), por meio do seu Memorial.
Essa é a segunda edição do evento realizada no Nordeste – a primeira foi em 2001, no Rio Grande do Norte – e marca, para a diretora do Mauc, Graciele Siqueira, “o protagonismo crescente do estado do Ceará e da UFC no campo da cultura universitária no cenário nacional”.
Sobre a importância dos museus e coleções universitárias, ela reforça: “São pilares fundamentais do tripé ensino, pesquisa e extensão, além de serem centros de inovação e reflexão crítica. Em tempos em que o negacionismo ainda ameaça o avanço da sociedade, esses espaços ajudam a promover o pensamento crítico e a construção de uma memória coletiva”.
Fonte: Graciele Siqueira, diretora do Museu de Arte da UFC (Mauc) – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.