Startups incubadas no Parque Tecnológico da UFC são contempladas pelo Programa Tecnova III

Três startups vinculadas ao Parque Tecnológico (Partec) da Universidade Federal do Ceará (UFC) e à Agência UFC Inova receberão juntas um montante de R$ 1,7 milhão para investimento tecnológico, bem como aceleração da inovação e internacionalização. Os recursos são provenientes da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento (Funcap) e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), por meio do Programa Tecnova III.

Divulgado em abril, o resultado do Edital Funcap/Finep n° 10/2024 selecionou 50 empresas ligadas a áreas estratégicas, desde Hidrogênio Verde a Indústria da Construção Civil e Pesada, que terão o desenvolvimento de seus produtos e processos apoiados.

Aprovadas entre as 20 primeiras colocações, as startups Compre UP Inova Simples, GOTEST Consultoria em Teste de Software e Virtutis Energy estão ligadas aos setores de Tecnologia da Informação e Comunicação e Energia.

Imagem: grupo de estudantes

STARTUPS — Empresas baseadas em tecnologia, as startups buscam difundir a cultura da inovação por meio da aplicação de modelos de negócios eficientes, com entrega de serviço em larga escala e custos controlados.

As três equipes da UFC são startups de spin-offs acadêmicas, ou seja, resultados de pesquisas desenvolvidas na universidade. Sendo também incubadas ao Partec, elas representam soluções de alto potencial de impacto e reforçam o compromisso da universidade na ponte entre campo científico e mercado.

Representante da Virtutis Energy, Crizanto Barros Neto comenta que a parceria com os docentes e a rede de relacionamentos institucionais do Partec foi fundamental para o crescimento da startup, que, como projeto, elabora uma plataforma digital integrada para comercialização e investimento em energia renovável.

Imagem: grupo de estudantes

Victória Tomé, gerente de projetos da GOTEST, startup que desenvolve um sistema de monitoramento de qualidade de vida com técnicas de inteligência artificial, aponta que a UFC Inova e o Partec favoreceram a inovação tecnológica e a proteção intelectual da empresa, possibilitando que esta se mostrasse competitiva no ecossistema empreendedor.

O investimento, segundo Victória, será direcionado para a construção de modelos adaptativos e funcionalidades que possibilitem o diálogo entre profissionais de saúde e dados, além de desenvolver respostas personalizadas e contextualizadas às decisões clínicas.

Para Roberval Sampaio, da Compre UP, o investimento recebido permitirá aprimorar a plataforma inteligente de automação de compras para pequenos e médios negócios projetada pela empresa, com destaque para o aprimoramento da experiência do usuário e a integração com parceiros.

Sobre o ambiente de inovação gerado pela incubação no Partec e pelo apoio da UFC Inova, Sampaio compartilha que foi proporcionado à startup “acesso a mentorias qualificadas, networking estratégico e suporte técnico que permitiram validar hipóteses de mercado”, diz.

Imagem: grupo de estudantes ao redor de uma mesa

PARTEC UFC — O Parque Tecnológico da UFC é um espaço de sinergia entre academia, empresas e instituições públicas e privadas, com o objetivo de incentivar a cultura da inovação e o empreendedorismo. Para o diretor-presidente do Partec/UFC, Abraão Saraiva, “a conquista reforça a importância do apoio da Universidade ao empreendedorismo inovador no ambiente acadêmico”, celebra.

PROGRAMA TECNOVA — Promovido pela Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento (Funcap), em parceria com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), o Tecnova colabora para o crescimento de empresas de pequeno e médio portes, por meio da promoção de condições financeiras favoráveis, apoio à inovação tecnológica e suporte entre parceiros estaduais.

Fontes: Abraão Saraiva, diretor-presidente do Partec/UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.; Lívia Barreto, coordenadora de Integração e Articulação da UFC Inova – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.