Referência em transplantes de medula, médico Fernando Barroso, do HUWC, é premiado nos EUA e recebe congratulações da Alece

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) concedeu votos de congratulação ao chefe da Unidade de Hematologia e Hemoterapia do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), professor Fernando Barroso. A manifestação destacou o reconhecimento internacional do médico, que recebeu, nos Estados Unidos, o Prêmio Serviços Distintos 2025, que a cada edição elege uma personalidade que contribui com o aperfeiçoamento da área do transplante de medula óssea no mundo.

Imagem: Fernando Barroso chefia um dos centros de excelência em transplante de medula mais reconhecidos do mundo, no HUWC (Foto: Jr. Panela/UFC)

O Prêmio Serviços Distintos é concedido pela Sociedade Americana de Transplante e Terapia Celular, em parceria com o Centro Internacional de Pesquisa em Transplante de Sangue e Medula. Barroso foi agraciado no evento “Reuniões Tandem”, em Honolulu, no Havaí, em fevereiro deste ano.

Já os votos de congratulação da Alece foram emitidos por meio do Requerimento nº 0041/2025, de autoria do deputado estadual Heitor Férrer.

Fernando Barroso destacou que a dupla homenagem, tanto a da Sociedade Americana quanto a da Alece, valoriza o esforço coletivo dos profissionais do Serviço de Transplante de Medula Óssea (TMO) do HUWC.

Imagem: A entrega do Prêmio Serviços Distintos 2025 ocorreu em fevereiro, no Havaí (Foto: acervo pessoal)

Para o profissional, “ter um serviço no Nordeste, em um hospital universitário público, com qualidade reconhecida pelos órgãos é algo que nos enche de orgulho e reforça a importância do que temos construído ao longo dos últimos anos. O reconhecimento da Assembleia Legislativa do Ceará demonstra sensibilidade e nos motiva a continuar trabalhando e seguindo firmes em nosso propósito”, declarou.

TRANSPLANTE DE MEDULA NA UFC – O Serviço de Transplante de Medula Óssea do HUWC teve início em 2008 e já realizou, em parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), 896 transplantes (até 13 de maio de 2025), com previsão de passar dos 900 ainda em maio e “com resultados de sobrevida que se assemelham aos melhores centros do Brasil e do mundo”, sinaliza Barroso.

O trabalho desenvolvido no HUWC vem ganhando cada vez mais visibilidade no cenário científico, tanto no Brasil quanto no exterior, evidenciando o protagonismo da instituição na área de terapias celulares.

Imagem: Equipe de transplantes do Hospital Walter Cantídio vem ampliando oferta do serviço (Divulgação/EBSERH)

Um dos principais destaques desse trabalho é a aplicação da terapia avançada com células CAR-T, uma abordagem inovadora que consiste na modificação genética de linfócitos T do próprio paciente para que reconheçam e destruam células cancerígenas.

O HUWC integra o Complexo Hospitalar da UFC e é vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) desde 2013. Ligada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

Com informações da Coordenadoria de Comunicações da Ebserh.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação da Ebserh – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. / fone: (85) 3366.8183