Aldeota: Editora UFC lança nova edição do livro de Jáder de Carvalho no auditório da reitoria nesta quinta

A Universidade Federal do Ceará (UFC), por meio da Editora UFC, realiza, nesta quinta-feira (22), o lançamento da reedição do livro Aldeota, de Jáder de Carvalho. O evento é aberto ao público e acontecerá no auditório da Reitoria (avenida da Universidade, 2853 - Benfica) a partir das 17h30.

Imagem: A imagem mostra a capa do livro "Aldeota", de Jáder de Carvalho, com um convite para uma roda de conversa sobre a obra. Capa do livro ao centro, com fundo branco e uma ilustração colorida de uma casa ou edifício cercado por vegetação, em estilo delicado e detalhado. O título "Aldeota" aparece no topo da capa, seguido pelo nome do autor, "Jáder de Carvalho", em letras menores e douradas. No canto superior direito da capa, está o logotipo da Editora da Universidade Federal do Ceará (UFC). A imagem tem um tom cultural e acadêmico, promovendo um evento de discussão literária sobre a obra "Aldeota".

Na ocasião de lançamento, haverá uma roda de conversa composta por Sarah Diva, professora de literatura da Universidade Estadual do Ceará (Uece), e Batista de Lima, professor de literatura da Universidade de Fortaleza (Unifor). A mediação será feita pela escritora, professora e vice-diretora da Editora UFC, Juliana Diniz.

A edição interessa aos leitores que desejam aprofundar conhecimentos sobre literatura cearense e sobre a formação social da cidade de Fortaleza e do estado do Ceará. O livro custa R$85 e será vendido durante o evento. O título já havia sido lançado, em abril, na XV Bienal Internacional do Livro do Ceará.

Aldeota é um clássico da literatura cearense que, por muitos anos, ficou inacessível ao leitor. A editora o devolve ao público, proporcionando um reencontro com essa história que retrata diversos cenários e dinâmicas sociais do estado e da cidade”, ressalta a vice-diretora da Editora UFC, Juliana Diniz.

O AUTOR - Jáder de Carvalho foi um jornalista, advogado, professor e escritor brasileiro. Ele nasceu em Quixadá, em 1901, e morreu em Fortaleza, em 1985, aos 83 anos. Na fronteira entre ficção e jornalismo, ele ficou conhecido pela narrativa ousada e crítica social. Aldeota é um romance escrito originalmente em 1963, agora publicado pela Editora UFC em sua terceira edição. O título havia se tornado raridade nos sites de venda de livros. 

“Jáder de Carvalho foi um intelectual importantíssimo na história cearense do século XX. Além de jornalista militante, ativista de esquerda, publicou clássicos em prosa e verso, como Terra Bárbara, Aldeota e Sua Majestade, o juiz”, destaca Juliana.

Fonte: Editora UFC - tel: (85) 99915-7062 (WhatsApp) / e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.