PRAE instala ponto de atendimento aos estudantes no Labomar e planeja descentralização dos serviços nos campi da UFC
- Segunda, 26 Mai 2025 11:00
- Escrito por UFC Informa
A Universidade Federal do Ceará (UFC), por meio da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Prae), iniciou um processo de descentralização do atendimento nas unidades acadêmicas. Com o objetivo de aproximar os serviços da Prae, o projeto, chamado EsPRAEamento, prevê a criação de pontos de atendimento em cada campus da universidade, com a presença de equipe multidisciplinar para fortalecer a assistência às questões estudantis.
O primeiro ponto de atendimento descentralizado da Prae foi instalado, neste semestre, no Instituto de Ciências do Mar (Labomar). “A gente começou pelo Labomar, porque acaba sendo um piloto para testar algumas formas de atender e de atuar na unidade acadêmica. Isso vai se estender, no próximo semestre, para o Campus do Pici e, no semestre seguinte, para o Campus do Porangabussu”, afirma o pró-reitor da Prae, Bruno Rocha.
Bruno explica que a Prae deve reorganizar o trabalho das equipes, criando turnos de atendimento multidisciplinar, com profissionais do serviço social, da pedagogia e da psicologia em todos os campi da UFC. “De acordo com a quantidade de estudantes de cada campus, a gente vai dimensionando a quantidade de turnos e de profissionais que vão se deslocar para esses pontos de atendimento”, ressalta.
De acordo com a Prae, o ponto de atendimento do Labomar foi instalado na unidade didática. No Pici, o local escolhido foi o centro de convivência. No Porangabussu, está sendo definido o local adequado. Os três pontos de atendimento descentralizados deverão somar-se ao Centro de Atenção Multiprofissional ao Estudante (CEMUFC), serviço destinado aos estudantes de graduação presencial, localizado no Campus do Benfica.
Fonte: Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Prae) - tel: +55 (85) 3366 7440 | E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.