Procurar no portal

UFC e Grupo Mulheres do Brasil assinam termo de cooperação para desenvolver ações de prevenção ao câncer do colo do útero

A Universidade Federal do Ceará e o Grupo Mulheres do Brasil assinam, nesta quarta-feira (28), termo de cooperação técnica com o objetivo de desenvolver ações de prevenção e eliminação do câncer do colo do útero. A solenidade ocorrerá a partir das 9h, no auditório da Reitoria da UFC (avenida da Universidade, 2853 - Benfica), com a disponibilização de vacinas contra o HPV e a Influenza. 

Foto da fachada da reitoria. É um prédio de cor rosa com detalhes brancos nas colunas e janelas. Ao fundo um céu azul cheio de pequenas nuvens. Ao redor da reitoria o verde das mangueiras. Fim da descrição.

Criado em 2013, o Grupo Mulheres do Brasil é uma organização da sociedade civil formada por mulheres com o objetivo de promover ações e projetos voltados principalmente para a igualdade, inclusão e desenvolvimento social de mulheres. 

O termo de cooperação entre as duas instituições prevê o desenvolvimento de ações conjuntas de formação, pesquisa e extensão com o objetivo de formar multiplicadores do movimento “Juntos contra o HPV”. A iniciativa busca desenvolver um curso em dez municípios cearenses que participam do projeto “Unidos pela Eliminação do Câncer de Colo de Útero no Brasil” a fim de ampliar o conhecimento sobre o HPV e a prevenção do câncer.

A vice-reitora da UFC, professora Diana Azevedo, considera uma “alegria estar contribuindo para a saúde das mulheres do nosso país” com a participação da UFC nesse projeto. “Nós, como casa que abriga cursos da área da saúde de excelência, como são, por exemplo, os cursos de graduação em Enfermagem e em Medicina, estamos nos alinhando nessa parceria, que é um campo de estudo e de extensão para os nossos estudantes, aproximando-os da realidade da saúde pública de pelo menos dez municípios onde esse projeto vai se dar”, comenta. 

Além da vice-reitora da UFC, participarão da solenidade de assinatura: a diretora da Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem, professora Ana Karina Bezerra; a coordenadora do projeto de extensão “Intervenções educativas na prevenção do câncer de colo do útero”, professora Samila Gomes Ribeiro; a cofundadora do Grupo Mulheres do Brasil, Annette de Castro; o gestor do projeto “Unidos pela Eliminação do Câncer de Colo de Útero no Brasil”, Bruno Maciel; e a coordenadora do comitê técnico-científico do Grupo Mulheres do Brasil, Herla Furtado. 

VACINAÇÃO - Como parte da programação da solenidade de assinatura do termo de cooperação, serão disponibilizadas vacinas contra HPV e Influenza. A vacinação ocorrerá a partir das 11h no Salão Nobre da Reitoria, sendo as vacinas contra o HPV destinadas a filhos e dependentes de servidores da UFC que estejam na faixa etária de 9 a 19 anos, a depender da situação vacinal anterior, e as de Influenza aplicadas para o público geral da universidade. 

SAIBA MAIS - O câncer do colo do útero é um dos tipos mais comuns de câncer ginecológico e está relacionado à infecção persistente pelo papilomavírus humano (HPV). No Brasil, ele é o terceiro tipo de câncer com maior incidência entre as mulheres. O Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima 17 mil novos casos neste ano no país. A prevenção desse tipo de câncer inclui a vacinação contra o HPV e a realização periódica do exame de Papanicolau, que permite a detecção precoce de lesões no colo do útero que podem evoluir para a doença. 

Fonte: Gabinete da vice-reitoria da UFC - e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300