Procurar no portal

Projeto da Faculdade de Medicina da UFC é aprovado em primeiro lugar em edital nacional sobre saúde digital

A Universidade Federal do Ceará (UFC), através da Faculdade de Medicina (Famed), alcançou o primeiro lugar no edital de seleção pública do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde/I&SD), vinculado ao Ministério da Saúde. O resultado preliminar foi divulgado na última quarta-feira (22), no Diário Oficial da União, e contou com propostas de instituições públicas e privadas de todo o Brasil. Os trabalhos selecionados terão financiamento público e reconhecimento nacional.

Imagem: A imagem mostra a Biblioteca de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Ceará (UFC), um ambiente acadêmico bem estruturado e voltado ao estudo e pesquisa.

Com o tema “Saúde digital: ferramentas e estratégias de fortalecimento do cuidado, gestão e empoderamento em saúde, experiências da Universidade Federal do Ceará”, o objetivo do projeto da UFC é desenvolver soluções tecnológicas inovadoras em saúde no contexto do Sistema Único de Saúde (SUS) e dos serviços de saúde de Fortaleza. O projeto reúne a participação de docentes, profissionais dos serviços de saúde e estudantes de múltiplas áreas (saúde, engenharias e tecnologia da informação).

“Essa aprovação evidencia a capacidade dos pesquisadores envolvidos na proposição e execução de projetos inovadores, direcionados para a disponibilização de ferramentas transformadoras para o SUS. Ao mesmo tempo mostra a capacidade de integração entre ensino, serviço e comunidade, proporcionando benefícios para o corpo discente, serviços de saúde e população. Portanto, a aprovação em posição de destaque reforça que a UFC e seus docentes e discentes produzem ciência e serviços de ponta, com qualidade e inovação, sendo destaque no Brasil”, celebra o coordenador do projeto, Shamyr Castro.

Organizado em dez grupos temáticos, o projeto aborda temas como uso ético da inteligência artificial na clínica, estratégias de telediagnóstico, dashboards de gestão e jogos educativos sobre proteção de dados. Cada grupo temático terá como meta entregar produtos de inovação e pesquisa, com aplicação direta nos serviços do SUS. As atividades serão iniciadas em julho de 2025, com previsão de processo seletivo para docentes, estudantes e profissionais da saúde da rede pública.

“Iniciativas como essa contribuem para a formação de profissionais diferenciados, com experiência em desenvolvimento de soluções tecnológicas inovadoras para o sistema de saúde. Além disso, tecnologias serão desenvolvidas na UFC, gerando conhecimento científico teórico e prático, contribuindo para o avanço da ciência e geração de produtos como artigos, patentes, relatórios, processos e outros produtos”, destaca Shamyr.

Para a professora da Famed Magda Almeida, o projeto tem um impacto profundo e simbólico para as pesquisas em saúde pública no Ceará. “Trata-se de um reconhecimento de excelência acadêmica e de relevância social que projeta o estado como referência nacional em inovação aplicada ao SUS. É a primeira vez que uma proposta cearense atinge esse destaque em um edital federal altamente competitivo, o que reafirma a qualidade científica da Universidade Federal do Ceará e a maturidade da articulação interinstitucional com a Secretaria Municipal de Saúde e o Instituto Federal do Ceará”, afirma.

Magda explica que o resultado fortalece a capacidade do Ceará de atrair recursos, formar redes colaborativas e desenvolver soluções tecnológicas com base em evidências, voltadas diretamente às necessidades da população. “Para a comunidade acadêmica da UFC, o projeto proporciona um ambiente de formação interprofissional, pesquisa aplicada e extensão com impacto mensurável. Para a população cearense, o ganho é direto, acesso ampliado, cuidado mais resolutivo, tecnologias seguras e serviços de saúde mais integrados. Ganha a pesquisa, ganha a formação de profissionais e, principalmente, ganha o SUS com ferramentas práticas, inclusivas e sustentáveis”, conclui.

O PROJETO - Os dez grupos tutoriais deverão desenvolver tecnologias para solucionar problemas do sistema de saúde do estado do Ceará. O projeto ocorrerá em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, e os produtos serão testados e implementados no estado. A proposta foi elaborada pelos docentes Alaine Souza, Ana Karine Teixeira, Camila Leite, Danielle Gaspar, Emmanuel Prata, Eveline Pinheiro, Lidiany Rodrigues, Luiz Roberto de Oliveira, Magda Almeida, Michell Araújo, Shamyr Castro e Thyciana Ribeiro.

Com informações da Famed.

Fonte: Faculdade de Medicina (Famed) da UFC - fone: (85) 3366.8001

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300