Direito de Resposta da professora Helena Martins e da ADUFC à nota da Reitoria de abril de 2022

Por decisões judiciais, definidas nos processos 0807799-63.2022.4.05.8100 e 0808311-46.2022.4.05.8100, a Universidade Federal do Ceará publica abaixo os textos-resposta da professora Helena Martins, do Instituto de Cultura e Arte (ICA), e do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará (ADUFC). Ambos os textos referem-se à “Nota da administração: ataques da ADUFC não maculam trajetória do Comitê de Crise da UFC contra a Covid-19”, publicado pela administração anterior da UFC no portal da Universidade em abril de 2022. 

“Eu, Helena Martins do Rego Barreto, professora do Curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Federal do Ceará (UFC) e secretária-geral do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará (ADUFC Sindicato), exerço, por meio desta nota, direito de resposta à nota publicada no site e redes sociais da UFC, no dia 9 de abril de 2022. O referido texto atacou-me, diretamente, por estar cumprindo os papéis para os quais fui eleita ao fazer parte da atual gestão da ADUFC "Resistir e avançar - em defesa da Vida, da Ciência e da Universidade Pública".

A nota divulgada em site oficial e redes sociais da UFC, buscou, em verdade, desviar o foco das críticas feitas pela ADUFC, em reportagem publicada no portal do sindicato, sobre a condução do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus da UFC. Assinada pela autodesignada "Administração Superior da UFC", ainda que não tenha sido resultado de escuta dos conselhos universitários - instâncias que compõem a referida administração -, o texto (...) vale-se de discurso (...) para atribuir a mim um papel de correia de transmissão de meu companheiro, Renato Roseno, deputado estadual eleito pela sociedade cearense, que buscaria "aparelhar", desse modo, o sindicato. 

Esse tipo de prática não condiz com nossa conduta - minha, de meu companheiro e da ADUFC -, nas diferentes esferas em que atuamos. A gestão do sindicato tem sua atuação pautada por decisões tomadas por professoras e professores em seus fóruns, como Conselho de Representantes e Assembleia Geral. Aparelhamento ocorre quando um posto é tomado por alguém não por suas qualidades ou por meio de processos democráticos, mas por uma intervenção indevida sustentada por relações políticas espúrias. Esse tipo de prática tem sido, infelizmente, visível (...), mas não na gestão da ADUFC, como comprova o fato de a gestão atual ter sido eleita a partir de votação expressiva da categoria. Com suas acusações, a atual gestão da UFC tenta, mais uma vez, deslegitimar a organização sindical dos professores. Ocorre que a política que desenvolvemos é viva, participativa, transparente. Como tal, deve ser respeitada e valorizada.

É inadmissível a postura da Administração Superior da UFC quando desrespeita publicamente uma docente da instituição, servidora federal efetiva que ocupa um cargo na UFC por ter sido aprovada em concurso público e não por conta de relações pessoais. Esse tipo de ilação se constitui como mais um empecilho para a participação de mulheres como eu na política. (...) Ademais, não pode ser questionada a minha legitimidade para atuar como representante dos docentes, quando a minha militância sindical é amplamente conhecida na UFC e, justamente, por causa desse histórico de defesa dos professores e da Universidade que eu fui eleita democraticamente para integrar a diretoria da ADUFC. Como fruto de minha correta conduta política e acadêmica, que a reitoria busca distorcer, a entidade sindical representante dos professores da UFC e diversas organizações da sociedade civil publicaram uma nota coletiva que manifesta solidariedade (...) (...) (...).

HELENA MARTINS DO REGO BARRETO

Professora do Curso de Publicidade e Propaganda da UFC

A seguir, a nota-resposta da ADUFC:

"Direito de resposta da ADUFC: Em defesa da democracia (...)

A ADUFC exerce, por meio desta nota, direito de resposta à nota publicada no site e redes sociais da UFC, no dia 9 de abril de 2022, em que a entidade e, (...), tiveram sua honra e imagem maculadas. Intitulado 'ataques da ADUFC não maculam trajetória do Comitê de Crise da UFC contra a Covid-19', o texto reportava-se à denúncia feita pelo sindicato de medidas negacionistas desenvolvidas pelo Comitê de Enfrentamento do Coronavírus da UFC. Em vez de tratar dos temas criticados pela ADUFC, como a insistência no tratamento precoce com drogas para a Covid-19 e tentativas de financiamento de medicamentos ineficazes, a autointitulada "Administração Superior" atacou a entidade, dizendo ser 'balcão de uma agremiação partidária radical' e haver 'aparelhamento'. Supostamente para sustentar tais afirmações descabidas, a reitoria referiu-se ao fato de a professora ser casada com o deputado estadual do PSOL, (...),

(...)

A ADUFC nasceu em meio às lutas pela redemocratização no país, com os docentes organizando-se para lutar por democracia, por direitos e pela universidade pública. Desde sua fundação, há 42 anos, a ADUFC tem sido uma importante protagonista no movimento docente e participado ativamente nas lutas sociais. A entidade tem sua história pautada pela construção democrática e o respeito à diversidade, prezando pela autonomia diante de governos, partidos políticos e reitorias. Por essa honrosa trajetória, a ADUFC orgulha-se de contar com o amplo reconhecimento entre o movimento sindical e social, órgãos de imprensa e sociedade em geral.

É essa trajetória de luta coletiva que foi atacada na nota, que procura rebaixar a entidade diante da comunidade acadêmica e da sociedade cearense, neste momento em que a ADUFC tem tido uma atuação incansável nas novas lutas democráticas que se apresentaram nestes tempos de retrocesso.

A gestão "Resistir e avançar - em defesa da Vida, da Ciência e da Universidade Pública" tem sua atuação pautada por decisões tomadas por professoras e professores em seus fóruns, como Conselho de Representantes e Assembleia Geral. Aparelhamento ocorre quando um posto é tomado por alguém não por suas qualidades ou por meio de processos democráticos, mas por uma intervenção indevida sustentada por relações políticas espúrias. Esse tipo de prática tem sido, infelizmente, visível (...), mas não na gestão da ADUFC, como comprova o fato de a gestão atual ter sido eleita a partir de votação expressiva da categoria.

Com suas acusações, a atual gestão da UFC tenta, mais uma vez, deslegitimar a organização sindical dos professores. Ocorre que a política que desenvolvemos é viva, participativa, transparente. Como tal, deve ser respeitada e valorizada.

É lamentável que o insulto à atuação sindical se estenda a todas as manifestações políticas asseguradas pela democracia: movimentos sociais e estudantis, partidos políticos, mandatos parlamentares.

(...)

(...) Não admitimos, pois, as tentativas de intimidação e perseguição a docentes da UFC, (...). Além de restabelecer a verdade dos fatos, afirmamos que continuaremos cobrando respostas e denunciando todas as práticas ilegítimas, antissindicais e antidemocráticas, em uma defesa inegociável por transparência e por uma universidade pública, diversa e democrática.

ADUFC-SINDICATO"

Fonte: Procuradoria Geral da UFC - E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.