UFC entrega distinção acadêmica a 102 egressos que se formaram em 2024; confira detalhes da cerimônia

A Universidade Federal do Ceará (UFC) realizou, no último dia 27 de junho, a cerimônia de entrega da distinção acadêmica Summa Cum Laude (“com a maior das honras”, em tradução do latim) para 102 egressos de diversos cursos de graduação que colaram grau em 2024. Trata-se da maior honraria que um formando pode receber em uma instituição de ensino superior, dedicada àqueles que alcançaram desempenho excepcional em seus estudos. Entre os critérios exigidos estão completar o curso no tempo padrão, não ter reprovações ou trancamentos no currículo e ter um Índice de Rendimento Acadêmico (IRA) superior a 8.500.

Imagem: foto tirada do fundo de um auditório lotado, onde o público, em pé entre fileiras de cadeiras vermelhas, aplaude os integrantes da mesa de honra posicionados ao fundo do palco. Ao todo, cerca de vinte pessoas estão sentadas à mesa, voltadas para a plateia. Atrás delas, à esquerda, estão três bandeiras: do Brasil, do estado do Ceará e da Universidade Federal do Ceará (UFC). O ambiente é amplo, com paredes claras e iluminação de teto.

A cerimônia aconteceu no auditório da Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (Feaac), que ficou praticamente lotado com a presença não apenas dos homenageados, mas de familiares e amigos. A lista incluía egressos de todas as unidades acadêmicas da UFC, incluindo os campi do interior, e seus respectivos representantes. Além deles, a mesa também foi composta pelo pró-reitor de Graduação, Davi Romero, e pelo reitor da UFC, Custódio Almeida.

Para receber os certificados, os egressos foram chamados em blocos, de acordo com suas unidades acadêmicas. “Esse certificado representa uma felicidade enorme, de poder ter reconhecido meu esforço durante os cinco anos de curso. Na verdade, até um pouco mais, porque a gente enfrentou uma pandemia. Foi um período de muito aprendizado, uma oportunidade de eu me encontrar comigo mesma dentro da faculdade. Então esse reconhecimento me deixa extasiada”, celebrou Carolina Ribeiro, egressa do curso de Direito.

Imagem: em ambiente interno, um homem de terno azul e camisa branca, usando óculos, sorri enquanto aperta a mão de um jovem de camiseta preta e óculos, que segura um certificado. Ao redor deles, outras pessoas observam a interação: um rapaz de camiseta azul clara, outro de camisa branca, uma jovem de vestido preto com estampa floral e dois homens de camisa social. Ao fundo, há uma parede clara e pessoas de costas.

Confira mais fotos do evento no Flickr da UFC

Igualmente emocionado estava Bruno Sousa da Silva, natural de Viçosa do Ceará e egresso do curso de Engenharia Civil no campus da UFC em Crateús. “Receber essa distinção é muito gratificante não só para mim, mas para minha família. Ainda mais por se tratar da Universidade Federal do Ceará, uma das melhores instituições desse país”, celebrou.

Em seu discurso, o reitor Custódio Almeida ressaltou a felicidade de ver, no grupo de homenageados, mais diversidade, algo que reflete uma transformação na própria universidade. “Aqui a Universidade Federal de Ceará está plenamente representada. Ela está representada na capital e no interior. Ela está representada nas diferentes estaturas de classe social, nos diferentes gêneros”, pontuou.

Imagem: em auditório com fileiras de cadeiras vermelhas ocupadas por estudantes, um homem de terno azul e camisa branca fala ao microfone em pé, próximo a um púlpito com o brasão da Universidade Federal do Ceará (UFC). Atrás dele, estão hasteadas três bandeiras: do Brasil, do estado do Ceará e da UFC. À direita da imagem, uma mesa com cinco pessoas sentadas, entre homens e mulheres, acompanha a fala. Todos os presentes observam atentamente.

“A inteligência não está definida e determinada por nenhum território. Ela está em cada pessoa, em cada oportunidade. Que vocês possam ser espelhos, possam ser referências para muitas pessoas.  E para que a UFC seja essa casa de oportunidades, ela precisa da defesa de todos nós. Então comemorem, guardem e mostrem esse certificado como reconhecimento de que vocês chegaram aqui e honraram essa instituição”, finalizou o reitor.

SAIBA MAISSumma Cum Laude (“com a mais alta honra”) é a maior entre três distinções acadêmicas expressas em latim e atribuídas por várias universidades no mundo. Além dela, há a Magna Cum Laude (“com grande honra”) e a Cum Laude (“com honra”). Os critérios são definidos de acordo com cada instituição, sempre levando em conta aspectos que caracterizam um alto desempenho acadêmico. Na UFC, essas distinções acadêmicas passaram a ser entregues em cerimônias específicas a partir de 2019.

Fonte: Cerimonial da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.