Projeto da UFC sobre transição energética conquista primeiro lugar em chamada pública da ANP
- Quarta, 09 Julho 2025 10:26
- Escrito por UFC Informa
O projeto Programa Institucional para Formação de Recursos Humanos em Transição Energética (PRH-TE), da Universidade Federal do Ceará (UFC), conquistou o primeiro lugar na edição 2025 do Programa de Formação de Recursos Humanos da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Coordenada pelo professor Rodrigo Silveira, do Departamento de Engenharia Química, a proposta busca atender às demandas de capacitação de recursos humanos e desenvolvimento de tecnologias voltadas à transição energética.
O projeto aprovado desenvolverá ações com foco em pesquisas, desenvolvimento e inovação, abrangendo temas como biodiesel, bioetanol, biocombustíveis avançados, bioquerosene de aviação, hidrogênio de baixa emissão de carbono, biogás, energia solar e eólica, fixação de gás carbônico e purificação de biogás em sistemas de tratamento de esgoto, além de outras fontes alternativas.
Para isso, contará com uma equipe de 44 pesquisadores, envolvendo seis cursos de graduação e sete programas de pós-graduação dos centros de Tecnologia e de Ciências da UFC. De acordo com o coordenador do programa, estão previstas 28 bolsas: 16 para alunos de graduação, seis para mestrado, quatro para doutorado, uma para pesquisador visitante, uma para apoio administrativo e uma destinada ao coordenador do projeto.
“Os bolsistas do PRH-TE terão acesso a uma infraestrutura composta por 45 laboratórios, com destaque para aqueles voltados às energias renováveis, distribuídos entre diferentes programas de pós-graduação da UFC. Essa infraestrutura fornece suporte essencial para o avanço da pesquisa em biocombustíveis, hidrogênio de baixa emissão de carbono, eficiência energética e novas tecnologias de conversão e armazenamento de energia, consolidando a UFC como um polo de inovação na área de transição energética”, destacou a proposta.
RENOVAÇÃO - O PRH-TE não é o único projeto da UFC contemplado pelo programa da ANP. O Programa Institucional da UFC para Formação de Recursos Humanos em Engenharia e Ciências do Petróleo e Gás Natural (PRH-31.1) foi um dos 42 programas mais bem avaliados pela ANP em 2024 e continuará recebendo apoio da agência em 2025.
Coordenado pelo professor Jorge Soares, do Departamento de Engenharia de Transportes, a proposta busca consolidar e expandir a formação de recursos humanos na área de petróleo e gás. Para isso, abrange cursos de graduação em diferentes áreas da engenharia e geologia, além de programas de pós-graduação, de modo a garantir uma formação alinhada às exigências do mercado. Além disso, o projeto busca estabelecer parcerias com outras instituições a fim de promover intercâmbios internacionais de estudantes e pesquisadores.
SAIBA MAIS - Criado em 1999, o Programa de Formação de Recursos Humanos da ANP tem o objetivo de estimular a pesquisa e o desenvolvimento de novas tecnologias para os setores de petróleo, gás natural e biocombustíveis. Para isso, concede bolsas de estudo para pesquisadores de graduação, mestrado, doutorado e pós-graduação. Além disso, o programa prevê a disponibilização de taxa de bancada para auxiliar com as despesas para a melhoria e manutenção de atividades e serviços dos projetos selecionados.
Neste ano, a chamada pública contemplou 18 novos programas, os quais se unirão aos 42 projetos participantes do PRH-ANP mais bem avaliados em 2024.
Com informações da assessoria de imprensa da ANP.
Fontes: Rodrigo Silveira, coordenador do PRH-TE - e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.; Jorge Soares, coordenador do PRH-31.1 - e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.