Procurar no portal

Dia E: Complexo Hospitalar da UFC realizou 501 atendimentos, entre cirurgias e exames

O Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Ceará (UFC), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), realizou, no último sábado (5), o Dia E de mutirão, com o total de 501 atendimentos na instituição. A iniciativa integra o programa Ebserh em Ação e resulta de esforço coordenado para a realização simultânea de cirurgias eletivas, consultas, exames diagnósticos e procedimentos terapêuticos em todos os 45 Hospitais Universitários Federais (HUFs) da Rede Ebserh, nas cinco regiões do Brasil.

Imagem: Fachada do HUWC e MEAC

No Complexo Hospitalar da UFC, os atendimentos foram realizados nas duas unidades que o integram: a Maternidade-Escola Assis Chateaubriand (Meac) e o Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC). As especialidades incluídas no mutirão foram ginecologia, mastologia, coloproctologia, oftalmologia, cirurgia geral, angiologia, cardiologia e pneumologia.

ATENDIMENTOS - Na Meac, foram realizados 269 exames, entre colposcopias (preventivo), histeroscopias diagnósticas, mamografias e ultrassonografias transvaginais, mamárias e de axilas. Já entre os procedimentos, foram realizadas inserções de dispositivos intrauterinos (DIUs), tanto hormonais quanto não hormonais, e do Implanon.

No HUWC, aconteceram 232 atendimentos, que incluíram exames de colonoscopias, manometrias anorretais, ultrassonografias, tomografias, ecocardiogramas, exames funcionais respiratórios (como espirometria, teste de caminhada e pletismografia), além da monitoração ambulatorial da pressão arterial (Mapa). Em relação às cirurgias, a instituição promoveu procedimentos de catarata e de glaucoma, além de escleroses venosas (tratamento para varizes) não estéticas, retirada de lesões de pele com reconstrução, cirurgias orificiais (região anal)  e colecistectomias laparoscópicas (remoção da vesícula biliar).

REDUÇÃO DE FILAS - A superintendente do Complexo Hospitalar da UFC, Josenília Gomes, destacou que o mutirão mobilizou cerca de 200 profissionais no complexo e contribuiu tanto para a redução das filas de espera quanto para a formação de novos especialistas. “Este foi um grande movimento nacional e o Ceará está muito feliz de ter colaborado. Esse mutirão ajuda a reduzir filas e formar novos especialistas, que é um dos papéis dos hospitais universitários, unindo ensino e assistência de qualidade”, declarou.

Imagem: Pacientes do Complexo Hospitalar

Também o reitor da UFC, Custódio Almeida, reforçou o caráter emergencial e abrangente desta ação. “Tem muita gente esperando meses ou anos nas filas de regulação do SUS, e o objetivo principal desse mutirão é atender essas pessoas e dar mais conforto para a população. Isso significa que as filas vão diminuir bastante”, afirmou.

A importância da iniciativa foi destacada pelo ministro da Educação, Camilo Santana, que esteve presente no mutirão do Complexo Hospitalar. Conforme enfatizou, o Dia E fortalece o Sistema Único de Saúde (SUS). “Este é um conjunto de ações para garantir o atendimento e reduzir o tempo de espera dos pacientes do SUS aqui no Ceará e em todo o Brasil”.

Também estiveram no Dia E do Complexo Hospitalar da UFC o governador do Ceará, Elmano de Freitas; o senador Cid Gomes; o prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão; o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Romeu Aldigueri; a secretária da Saúde do Estado do Ceará, Tânia Mara Coelho, entre outras autoridades.

SAIBA MAIS - Em toda a Rede Ebserh, foram ofertados mais de 7,9 mil exames, 1,3 mil consultas e 1,1 cirurgias, somando cerca de 10,3 mil procedimentos assistenciais. A ação permitiu a ampliação do atendimento e a redução do tempo de espera na rede pública de saúde. O mutirão também fortaleceu a integração entre ensino e assistência, com a participação de estudantes da área da saúde, que colocaram em prática seus conhecimentos sob a supervisão de professores e profissionais da Rede Ebserh.

O Dia E é uma ação do governo federal, realizada por meio dos ministérios da Educação e da Saúde e da Ebserh, que também faz parte do SUS. A ação também integra o programa Agora Tem Especialistas, lançado pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, no âmbito do Ministério da Saúde, para reduzir o tempo de espera no SUS.

Com informações da Coordenadoria de Comunicação da Ebserh.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação da Ebserh – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. / fone: (85) 3366.8183

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300