Nuteds inscreve até 25 de julho para curso online de capacitação para aplicação do instrumento Whodas 2.0

O Núcleo de Tecnologias e Educação a Distância em Saúde (Nuteds), da Faculdade de Medicina (Famed) da Universidade Federal do Ceará (UFC), está com inscrições abertas até o dia 25 de julho para o curso de capacitação sobre a aplicação do instrumento de avaliação de funcionalidade e incapacidade Whodas 2.0. Com oferta de 100 vagas na modalidade EaD, o curso é gratuito e aberto ao público. Para participar, basta preencher o formulário de inscrição.

ft 250715 cursonuteds gr

A iniciativa é uma parceria entre o Nuteds e o Programa Telessaúde Brasil Redes, do Ministério da Saúde (MS). Podem se inscrever pesquisadores, estudantes, profissionais clínicos e interessados da área da saúde que pretendam fazer uso do Whodas 2.0, abrangendo cursos como Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, Enfermagem e Medicina.

Coordenado pelo professor e médico Luiz Roberto de Oliveira, o curso terá duração de 40h, com acesso a certificado. As atividades devem ocorrer de 1º de agosto a 15 de setembro de 2025. Os dados de acesso serão enviados aos inscritos até o início das atividades. Segundo informações do Nuteds, o principal objetivo do curso é oferecer ao usuário do Whodas 2.0 uma ferramenta facilitadora para o conhecimento do instrumento.

Serão dez videoaulas produzidas com base nos conceitos do manual do instrumento Whodas 2.0. Apesar do curso não ser uma exigência para aplicação do instrumento, a Organização Mundial da Saúde (OMS) incentiva a consulta do manual, documento traduzido e validado para o português do Brasil. Para mais informações, consulte o site do Nuteds.

SAIBA MAIS - O Whodas 2.0 (World Health Organization Disability Assessment Schedule 2.0) é um instrumento genérico de avaliação, desenvolvido pela OMS para fornecer um método padronizado de mensuração da saúde e deficiência de forma transcultural.

O instrumento ancora os conceitos da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF), abordando a condição de saúde do indivíduo na perspectiva do modelo biopsicossocial, em que deficiência e funcionalidade são resultados de interações entre condições de saúde (doenças, desordens e lesões) e fatores contextuais.

Com informações da Assessoria de Comunicação do Nuteds.

Fonte: Núcleo de Tecnologias e Educação a Distância em Saúde (Nuteds) - e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.