Avaliação Institucional de 2025.1 é prorrogada até 1º de agosto; alunos e professores de graduação e das Casas de Cultura podem participar
- Terça, 15 Julho 2025 15:26
- Escrito por UFC Informa
Foi prorrogado até 1º de agosto o prazo para que alunos e professores de graduação presencial da Universidade Federal do Ceará (UFC) possam avaliar formalmente a qualidade das disciplinas e do desempenho docente no semestre letivo 2025.1, durante nova edição da Avaliação Institucional. A participação no processo é feita por meio do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa).
Uma novidade desta edição é que, pela primeira vez, os cursos regulares de idiomas das Casas de Cultura Estrangeira da UFC também serão avaliados. Todos os alunos e professores das casas Alemã, Britânica, Francesa, Hispânica, Italiana e Portuguesa, além dos públicos dos cursos de Libras e Esperanto, poderão contribuir para o aprimoramento do ensino de línguas na instituição.
A inclusão das casas no processo de Avaliação Institucional atende a uma demanda antiga do setor. Assim como ocorre com docentes do magistério superior, o resultado da avaliação também será utilizado na progressão dos professores da categoria EBTT (Ensino Básico, Técnico e Tecnológico) em atuação nas Casas de Cultura Estrangeira, garantindo isonomia e segurança jurídica para esses docentes.
Além das disciplinas dos cursos de graduação e dos cursos regulares das Casas de Cultura Estrangeira, também são incluídas na Avaliação Institucional os componentes curriculares de estágio e as disciplinas com atividades de extensão.
COMO AVALIAR – A Avaliação Institucional é feita pelo Sigaa, até 1º de agosto. As respostas são disponibilizadas para a Comissão Própria de Avaliação Institucional (CPA) da UFC de forma anônima, ou seja, estudantes e professores têm liberdade para expressar suas opiniões.
A participação da comunidade acadêmica não é obrigatória, mas é bastante necessária. Afinal, sem representatividade, não é possível um diagnóstico fidedigno dos cursos. Segundo o presidente da CPA, professor Evanildo Costeski, na última edição, a taxa de participação dos professores foi de 83%; já a dos alunos foi de 43%.
Ele reforça a importância de um maior engajamento da comunidade discente nesse processo: a meta, em 2025.1, é que pelo menos 50% dos estudantes de graduação da UFC realizem a avaliação.
O professor Evanildo destaca que os estudantes que participarem terão direito a certificado de duas horas, que poderão ser utilizadas como créditos de Atividades Complementares.
Fonte: Evanildo Costeski, presidente da Comissão Própria de Avaliação Institucional (CPA) da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.