Procurar no portal

UFC aprova dois subprojetos em chamada pública da Finep e deve receber quase R$ 10 milhões para impulsionar pesquisas

A Universidade Federal do Ceará (UFC) aprovou dois subprojetos em chamada pública da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). A agência pública, vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), divulgou o resultado final no dia 11 de julho, referente ao edital Proinfra de desenvolvimento regional Norte, Nordeste e Centro-Oeste 2024. Juntas, as propostas da UFC devem receber quase R$ 10 milhões em recursos para impulsionar pesquisas.

Imagem: ilustração sobre uso de inteligência artificial

O professor José Soares, do Departamento de Física da UFC, é coordenador de um dos projetos contemplados. Diretor do Centro de Referência em Inteligência Artificial (Cria) da UFC, ele explica que o recurso disponibilizado permitirá o avanço de pesquisas em inteligência artificial (IA), melhorando a capacidade de processamento de dados e imagens. “O resultado desse edital nos impulsiona a continuar com o trabalho de excelência que o Centro de Referência em Inteligência Artificial da UFC vem realizando e, com isso, poderemos ampliar nossa atuação e firmar novas parcerias de pesquisa e inovação”, celebra o coordenador. 

A proposta aprovada tem como objetivo proporcionar aos pesquisadores do Cria uma infraestrutura computacional de alto desempenho (HPC, na sigla em inglês), com foco em projetos em IA e saúde. A ideia é solucionar a demanda de alta capacidade de processamento de dados de pesquisas que já estão em desenvolvimento e ampliar suas potencialidades. Além disso, será instalada uma infraestrutura HPC multiusuário local e regional para os parceiros da rede colaborativa de pesquisa. “Dessa forma, podemos fomentar a pesquisa científica em IA e suas aplicações, algo essencial para posicionar o Ceará como um estado de excelência em tecnologia e inovação”, explica Soares. 

A equipe do projeto é composta por membros do comitê gestor do Cria, pesquisadores, programas de pós-graduação parceiros e pela Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) da UFC. Atualmente mais de 60 pesquisadores estão vinculados ao Cria. Deste grupo, 29 são pesquisadores doutores (dentre eles 13 pesquisadores de produtividade), 5 doutorandos, 12 mestrandos e 19 graduandos. Além disso, o Centro conta com parceria internacional de pesquisadores do City College de Nova York. 

O coordenador explica que o grupo se alinha em torno de três grandes eixos: ciência de dados aplicada à epidemiologia; pesquisa clínica alinhada às necessidades médicas; e desenvolvimento de algoritmos e reconhecimento de padrões. “A equipe composta é altamente qualificada e diversificada, mesclando conhecimento, competência e experiência em ciência de dados aplicada à saúde e à epidemiologia. Por meio do desenvolvimento de modelos computacionais avançados, a equipe poderá traduzir dados complexos em estratégias eficazes de saúde pública”, enfatiza Soares. 

O professor André Férrer, do Departamento de Engenharia de Teleinformática (Deti) da UFC, coordena outra proposta contemplada na chamada pública. Ele explica que o recurso público será investido no Centro de Referência em Processamento de Sinais, Informação e Sistemas Inteligentes (Crepsi). “O projeto irá implantar um supercomputador de alto desempenho (petascale) para processamento de grandes massas de dados, imagens e sinais, relacionados à integração de sistemas de sensoriamento, monitoramento ambiental, telecomunicações, e inteligência artificial”, afirma o coordenador.  

A nova infraestrutura de pesquisa no Centro de Tecnologia (CT) será instalada no Campus do Pici, em Fortaleza. A implantação e operacionalização do supercomputador serão realizadas pelo Laboratório de Processamento de Sinais Aplicado (Lasp), do Deti. Segundo André Férrer, o projeto deve agregar cerca de 30 professores e pesquisadores da UFC, incluindo professores do Campus de Itapajé. O projeto conta ainda com a participação de professores e laboratórios de pesquisa da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Universidade Federal do Piauí (UFPI) e Universidade de Brasília (UnB). 

O coordenador do projeto destaca que a infraestrutura de pesquisa deve ser utilizada de forma multiusuária pelas instituições e laboratórios parceiros, formando uma rede colaborativa de pesquisa de ponta na área de processamento de sinais, informação e sistemas inteligentes. “O novo supercomputador trará uma melhoria significativa da infraestrutura de computação de alto desempenho do Centro de Tecnologia, favorecendo o desenvolvimento de diversos projetos de pesquisa atuais e futuros”, ressalta André Férrer. 

Ele destaca ainda que o Crepsi promoverá o treinamento e capacitação de recursos humanos, a orientação de alunos de graduação até pós-doutorado, bem como a promoção de um ambiente colaborativo para jovens pesquisadores. “Queremos ampliar o desenvolvimento de novas pesquisas em tecnologias emergentes, estabelecer colaboração e transferência de conhecimento com o setor público e privado, além de atrair parcerias com empresas de base tecnológica para dentro da universidade", afirma o coordenador.

SAIBA MAIS - A Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) é uma agência pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), com o objetivo de promover o desenvolvimento econômico e social do Brasil por meio do fomento à ciência, tecnologia e inovação. A agência atua no apoio a empresas, universidades, institutos tecnológicos e outras instituições, oferecendo recursos reembolsáveis e não reembolsáveis para projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação. 

Fontes: José Soares, professor do Departamento de Física da UFC - e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.; André Férrer, professor do Departamento de Engenharia de Teleinformática (Deti) - e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300