Exposições "Arte sob o microscópio" e "Livro do artista: tramas" ficam em cartaz no Mauc até 29 de agosto
- Terça, 22 Julho 2025 15:03
- Escrito por UFC Informa
O Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará (Mauc) está com duas novas exposições em cartaz: Arte sob o microscópio e Livro do artista: tramas. As mostras oferecem, respectivamente, uma mescla entre arte e ciência, e uma experiência única que mistura reflexão e sentidos.
Ambas ficam em exibição até o dia 29 de agosto, com visitação gratuita e aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. O Mauc está localizado na avenidade da Universidade, 2854, Benfica.
ARTE SOB O MICROSCÓPIO - Em sua sexta edição, convida o público a descobrir a surpreendente beleza da ciência. Com curadoria da professora Virgínia Girão-Carmona, do Departamento de Morfologia da UFC, a mostra reúne 20 obras produzidas por cientistas de sete países, revelando universos estéticos fascinantes a partir de imagens microscópicas. Além de encantar os olhos, a exposição busca sensibilizar o público para a temática das Doenças Tropicais Negligenciadas (DTNs), através de um diálogo visual potente e acessível.
A realização é da Liga Acadêmica de Embriologia e Microscopia Aplicada (Laema), do Laboratório de Inovação e Pesquisa em Ciências Morfofuncionais (iLAB), do Programa de Pós-Graduação em Ciências Morfofuncionais da UFC e da Faculdade de Medicina da UFC (Famed), com apoio do Fórum Nordeste de Doenças Tropicais Negligenciadas, da Sociedade Cearense de Infectologia, do Mauc, da Imprensa Universitária e da Pró-Reitoria de Cultura (Procult), por meio do Programa de Promoção da Cultura Artística (PPCA).
LIVRO DO ARTISTA - Já a exposição Livro do artista: tramas propõe um mergulho nas possibilidades sensíveis e inventivas do papel. São 32 livros elaborados por artistas visuais que reinventam o livro como espaço de experimentação, entrelaçando texto, imagem, gesto e matéria. A fibra de bananeira, pelo qual a obra é tecida, expande o conceito de papel, tornando-se corpo, memória, tempo e linguagem.
Com curadoria e expografia de Júlio Silveira e Wellington Jr. (Tutunho), a mostra apresenta uma diversidade de linguagens, técnicas e poéticas, proporcionando ao público uma experiência tátil, visual e reflexiva. A realização é da Escola de Curadoria e Montagem em Arte Contemporânea (Ecmac), da SALA109 e do Laboratório de Investigação em Corpo, Comunicação e Arte (LICCA).
Fonte: Museu de Arte da UFC (Mauc) – fone: (85) 3366.7481