Pesquisador da UFC publica artigo na Nature sobre ciência colaborativa em países lusófonos
- Quarta, 13 Agosto 2025 15:13
- Escrito por UFC Informa
O servidor técnico-administrativo Howard Ribeiro, do Departamento de Morfologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC), foi destaque neste mês de agosto na revista Nature Africa, com o artigo “How a WhatsApp group empowers Portuguese-speaking researchers” ("Como um grupo de WhatsApp empodera pesquisadores lusófonos", em tradução livre).
O texto destaca o Grupo de Pesquisa e Escrita Científica Brasil-África (GPEC), criado em 2022 e que hoje reúne 492 pesquisadores, médicos e estudantes de Angola, Moçambique, Cabo Verde, Brasil e Portugal. O projeto tem como objetivo a troca de conhecimentos e experiências para o avanço do conhecimento científico nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOPs).
Assina também o trabalho o pesquisador Mauer Alexandre da Ascensão Gonçalves, do Centro de Estudos Avançados em Educação e Formação Médica da Faculdade de Medicina da Universidade Agostinho Neto, em Luanda (Angola). No artigo, os pesquisadores enfatizam como plataformas digitais - redes sociais e aplicativos de mensagem via celular - possibilitam a integração entre os cientistas dos três continentes.
“A iniciativa cresceu de um grupo de WhatsApp para um grupo próspero de mais de 400 membros da comunidade lusófona que publicam em importantes periódicos internacionais. O sucesso do GPEC expõe uma verdade mais profunda: quando mentoria, linguagem compartilhada e acesso digital convergem, os ecossistemas de pesquisa podem prosperar, mesmo em contextos com recursos limitados", afirmam os autores.
Além da produção de artigos acadêmicos, o grupo tem em sua programação encontros online mensais com discussões de textos científicos, oficinas de escrita e sessões de feedback em tempo real. Todas as reuniões e aulas do GPEC são gravadas e disponibilizadas no canal do grupo no YouTube.
“Diariamente, o grupo é extremamente ativo, principalmente através de plataformas que possibilitam comunicação assíncrona e contínua. Nesse espaço, os membros trocam experiências, divulgam publicações recentes de autores do próprio grupo, compartilham informações sobre eventos acadêmicos e novas oportunidades de intercâmbio. Todo o processo ocorre em um ambiente que, embora informal, é rigoroso, criando um espaço de confiança no qual até mesmo pesquisadores iniciantes se sentem capacitados para desenvolver e submeter seus primeiros manuscritos para publicação”, destaca Howard Ribeiro.
O artigo sobre o intercâmbio de pesquisadores lusófonos pode ser lido na íntegra no site da Nature Africa, periódico que aborda pesquisas científicas no continente africano. Mais informações sobre o GPEC estão disponíveis no perfil do grupo no instagram (@gpec.palops).
Howard Ribeiro é pesquisador bolsista de Produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e recentemente foi destaque em matéria da Agência UFC, com estudo sobre câncer colorretal.
Fonte: Howard Ribeiro, servidor técnico-administrativo do Departamento de Morfologia da UFC - e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.