Cursos de Medicina da UFC se destacam na primeira edição do Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica
- Quarta, 21 Janeiro 2026 13:23
- Escrito por UFC Informa
O curso de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC) em Fortaleza obteve nota máxima (5) na primeira edição do Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed), realizado pelo Ministério da Educação (MEC). A avaliação verifica se os estudantes concluintes dos cursos de Medicina adquiriram as competências e habilidades exigidas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) da formação médica.
O curso de Medicina da UFC em Fortaleza ficou na 17ª posição entre as graduações de instituições federais públicas com melhor desempenho no país, todas com conceito máximo 5, demonstrando o domínio de conhecimentos e habilidades dos estudantes formados na UFC para o exercício da medicina. No Nordeste, entre as instituições públicas, o curso da UFC em Fortaleza ocupou a 7º posição.

O Enamed teve início em 2025, com participação de 304 instituições, e será realizado anualmente. O novo exame unifica as avaliações do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) para os cursos de Medicina e do Exame Nacional de Residência (Enare).
Dos 143 estudantes da UFC de Fortaleza que participaram do exame, 130 obtiveram desempenho igual ou acima do esperado, o que corresponde a 90,9% do total. A coordenadora do curso, professora Mônica Cardoso Façanha, destaca o comprometimento e o engajamento dos estudantes como fator principal para o resultado alcançado no exame. “Os nossos estudantes são muito competentes e já estudavam muito antes de entrar no curso. O grupo de professores também é bom, além do projeto pedagógico que está bem montado, alinhado com as diretrizes curriculares. Já realizamos a reforma curricular para incluir os projetos de extensão e, agora, com as novas DCNs de 2025, estamos trabalhando nos ajustes para ficarmos alinhados às diretrizes nacionais”, explica.
Para a coordenadora, as atividades práticas presentes no curso são de suma importância para que o estudante tenha um treinamento sólido e se torne um profissional de excelência. “Nós temos um curso presencial em que mais de 75% da carga horária corresponde a atividades práticas, seja nas unidades básicas de saúde, seja nos hospitais. Os estudantes têm uma ampla gama de projetos de extensão nas comunidades, em várias áreas de conhecimento. Temos um campo de pesquisa amplo, muitos professores que desenvolvem boas pesquisas, e os estudantes se engajam. Além disso, há bolsas de iniciação à docência e de monitoria”, ressalta.
SOBRAL - O curso de Medicina do Campus da UFC em Sobral obteve nota 4. O resultado foi recebido com satisfação pelo coordenador do curso, professor Paulo Roberto Leal. Para ele, o resultado, somado ao conceito máximo na visita de reconhecimento do MEC (nota 5) e à acreditação ao Sistema de Acreditação de Escolas Médicas (Saeme-CRM), representa um reconhecimento da qualidade do trabalho que vem sendo desenvolvido ao longo dos últimos anos.
“As estratégias adotadas pelo curso têm logrado êxito, especialmente no que diz respeito ao ensino integrado ao sistema de saúde, ao uso de metodologias ativas de aprendizagem e à valorização das práticas clínicas precoces, presentes desde o primeiro semestre da graduação. Trata-se de um projeto pedagógico consistente, alinhado às diretrizes contemporâneas da formação médica e comprometido com a excelência acadêmica e a responsabilidade social”, afirma. A graduação em Sobral foi iniciada em 2001.
O coordenador destaca o trabalho qualificado do corpo docente e dos servidores técnico-administrativos na criação de um ambiente acadêmico propício ao ensino, à pesquisa e à extensão. “Nosso reconhecimento maior, entretanto, é direcionado aos estudantes, que, ao longo de uma trajetória exigente e desafiadora, não mediram esforços para construir um conhecimento sólido, ético e comprometido com as necessidades da sociedade. Eles são, sem dúvida, os grandes protagonistas e merecedores desse resultado”, ressalta.
Em 2025, foram 228 médicos formados pela UFC, sendo 151 em Fortaleza e 77 em Sobral.
EXAME - O Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed) é uma iniciativa do MEC, conduzida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em colaboração com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).
Na UFC, participaram 215 concluintes dos últimos semestres dos dois cursos de Medicina, que responderam às 100 questões objetivas do exame. A partir de 2025, com a substituição da avaliação do Enade pelo Enamed nos cursos de Medicina, a nota do Enamed também poderá ser utilizada pelo estudante para ingresso na residência médica.
Marcizo Viana Filho, titular da Divisão de Avaliação e Regulação da Coordenadoria de Planejamento e Avaliação de Programas e Ações Acadêmicas (Copav), da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) da UFC, destaca a parceria com as unidades acadêmicas no acompanhamento e orientação dos alunos na participação do exame. “Uma das ações mais acertadas que a Copav trabalha junto é na orientação e sensibilização dos participantes. Hoje, o Enade e o Enamed têm um efeito não apenas para o estudante no momento em que ele conclui o curso, mas também sobre o curso e sobre a universidade, porque impacta outros indicadores de qualidade institucional, como o Índice Geral de Cursos (IGC), no qual a UFC possui conceito 5”, afirma.
Fonte: Secretaria de Comunicação e Marketing da UFC - e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.







