Com mais de 1.600 inscritos, primeiro concurso docente sob organização da CCV tem prova escrita neste domingo (25)
- Quarta, 21 Janeiro 2026 15:15
- Escrito por UFC Informa
No domingo (25), a Universidade Federal do Ceará (UFC) realiza a prova escrita do seu primeiro concurso para professor da carreira do magistério superior organizado pela Central de Concursos e Verificações (CCV). Órgão suplementar vinculado à Reitoria, a CCV foi criada em 2025 para organizar, coordenar e executar certames públicos, processos seletivos e verificações acadêmicas ou institucionais no âmbito da universidade, além de desenvolver ações de aprimoramento para essas atividades.
Com 1.615 candidatos inscritos, a seleção visa preencher 66 vagas em 62 setores de estudos de 16 unidades acadêmicas, incluindo os cinco campi do interior. A prova escrita dissertativa constitui a primeira fase do concurso, e será aplicada na Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (Feaac), no Campus do Benfica, em Fortaleza.

As outras fases incluem prova didática, prova prática ou prático-oral e/ou defesa de projeto de pesquisa e avaliação de títulos, que devem transcorrer até o fim de março.
AUTONOMIA – Conforme explica a presidente da CCV, Luana Claudio Sombra, a criação do órgão implicou a adoção de um novo modelo administrativo, mas não de uma nova metodologia acadêmica de avaliação.
“A mudança promovida consiste na centralização das etapas administrativas, procedimentais e operacionais dos concursos docentes. A CCV passou a atuar como instância coordenadora da logística, dos fluxos administrativos, da padronização procedimental, da gestão de inscrições, prazos, impugnações e verificações formais, por meio de sistemas informatizados, sem interferir no mérito acadêmico dos certames”, detalha a servidora.
Ou seja, permanecem a cargo das unidades acadêmicas atividades como a iniciativa de abertura de concursos; a definição de áreas, perfis e programas; a indicação e atuação das bancas examinadoras; e a avaliação do mérito acadêmico dos candidatos. “A relação da CCV com todas as unidades tem sido pautada pela preservação integral da autonomia acadêmica”, ressalta Luana.
Fonte: Central de Concursos e Verificações (CCV) – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.







