Prae seleciona alunos veteranos para a Bolsa de Iniciação Acadêmica 2026; inscrições vão até 12 de fevereiro

A Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Prae) da Universidade Federal do Ceará (UFC) lançou o Edital nº 01/2026, referente à Bolsa de Iniciação Acadêmica (BIA) para o ano de 2026. A iniciativa tem como objetivo promover a inserção de estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica em ações de ensino, pesquisa, extensão, cultura, inovação e apoio à gestão universitária. 

Imagem: estudantes sorriam para tela de computador

Ao todo, são ofertadas 1.000 vagas, distribuídas entre projetos aprovados nos campi de Fortaleza, Crateús, Itapajé, Quixadá, Russas e Sobral. O valor mensal da bolsa é de R$ 700,00, com carga horária de 12 horas semanais, e vigência de março a 31 de dezembro de 2026.

As inscrições acontecem de 28 de janeiro a 12 de fevereiro. Toda a documentação necessária e as etapas de seleção estão descritas, em linguagem simples, no Edital nº 01/2026 e seus anexos.

QUEM PODE SE INSCREVER - Podem se candidatar estudantes veteranos de cursos presenciais de graduação da UFC que apresentem vulnerabilidade socioeconômica, estejam com cadastro socioeconômico validado na Prae e tenham cursado, em 2025.2, do primeiro ao quarto semestre do curso. No momento da concessão da bolsa, o estudante deverá estar matriculado entre o segundo e o quinto semestre do curso.

Entre os requisitos estão, ainda, a disponibilidade para cumprir a carga horária semanal exigida e a inexistência de vínculo com outras bolsas ou rendas formais. Estudantes que já foram bolsistas da BIA em 2025 deverão atender a critérios acadêmicos adicionais previstos no edital.

As vagas estão distribuídas da seguinte forma:

- Fortaleza: até 660 vagas
- Sobral: até 120 vagas
- Quixadá: até 80 vagas
- Russas: até 80 vagas
- Crateús: até 50 vagas
- Itapajé: até 10 vagas

INSCRIÇÕES E SELEÇÃO - As inscrições devem ser realizadas, exclusivamente, por meio de formulário eletrônico, conforme cronograma disponível no edital. Todos os candidatos concorrerão igualmente às vagas do respectivo campus, com prioridade para estudantes que não recebem outros auxílios da assistência estudantil.

De acordo com o cronograma, o resultado preliminar está previsto para 24 de fevereiro, com prazo para recursos administrativos no dia 25 de fevereiro, e divulgação do resultado final no dia 27 de fevereiro de 2026. 

ATIVIDADES E ALOCAÇÃO - Os estudantes selecionados serão alocados em projetos vinculados às linhas de atuação UFC Integra ou Inter Pró-Reitorias, conforme disponibilidade de vagas e planejamento da assistência estudantil. Nos campi de Fortaleza, será realizada uma Feira de Projetos, com o objetivo de aproximar bolsistas e orientadores. Nos campi do interior, a alocação considerará as indicações feitas pelos estudantes e os projetos disponíveis localmente.

Todas as informações detalhadas sobre requisitos, critérios de permanência, cronograma, documentos exigidos e contatos das equipes de assistência estudantil estão disponíveis no Edital nº 01/2026, publicado no site da Prae.

Fonte: Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Prae) da UFC - e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.