UFC e Universidade do Atacama assinam acordo de cooperação em diferentes áreas e atividades
- Sexta, 23 Janeiro 2026 16:46
- Escrito por UFC Informa
A Universidade Federal do Ceará (UFC) assinou, nesta quinta-feira (22), acordo de cooperação técnico-científica com a Universidade do Atacama (UDA), do Chile. A parceria prevê colaborações em diferentes atividades, incluindo pesquisa e intercâmbios acadêmicos e culturais.
Formada por gestores da UDA e por representantes do Governo Regional do Atacama, a comitiva chilena foi recebida pela vice-reitora da UFC, Diana Azevedo. Na reunião que oficializou a parceria, foram feitas apresentações sobre as duas instituições, abordando aspectos relacionados a infraestrutura, números, programas e linhas de pesquisa, inovação e empreendedorismo, laboratórios e cursos, além de desafios para o futuro.

Ao longo das falas, foram identificadas áreas de atuação mútua e especial interesse, como mineração, metalurgia e hidrologia. A comitiva também demonstrou interesse na Política de Inovação da UFC, que permite aos docentes terem propriedade intelectual sobre os resultados de suas pesquisas e integrarem startups e spinoffs, desde que dentro de regras estabelecidas (o docente não pode, por exemplo, ser o CEO da empresa).
A promoção de intercâmbio acadêmico, para docentes e alunos, também está entre os principais objetivos do acordo. Relativamente nova, a UDA implementou sua Vice-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação em 2015, com o objetivo de fortalecer esses dois pilares na instituição.
“De nossa parte, também temos todo o interesse nessa aproximação, porque queremos aumentar nossa internacionalização”, pontuou o pró-reitor Inovação e Relações Interinstitucionais da UFC, José de Paula Barros Neto.

O acordo é fruto de contatos e negociações que já estavam em andamento desde 2025, por meio da Prointer e com colaboração do diretor da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), Raimundo Costa, e do chileno Patricio Vergara, pesquisador do Programa Cientista Chefe da Funcap.
Além dos gestores mencionados, a reunião contou com presença da pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da UFC, Regina Celia Monteiro; da coordenadora em exercício de Internacionalização da Prointer, Vanderleia Lucia de Souza; e da assessora da Prointer Denise Casselli.
Já a comitiva chilena incluiu a reitora da UDA, María José Gallardo; a chefe de Relações Internacionais do Governo Regional de Atacama, Ingrid Aguad; o diretor do Centro de Governança e Políticas Públicas da UDA, Mario Maturana; o pesquisador Edgardo Cruces, do Centro de Pesquisas Costeiras da UDA; os conselheiros do Governo Regional de Atacama, Freddy Rubina e Miguel San Martín (cargo equivalente ao de deputado estadual); e a jornalista Brenda Martinez, integrante da equipe do Governo Regional de Atacama.
Fonte: Pró-Reitoria de Inovação e Relações Interinstitucionais (Prointer) da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.







