UFC é a 16ª universidade do Brasil em impacto científico, de acordo com Ranking de Leiden
- Segunda, 26 Janeiro 2026 13:28
- Escrito por UFC Informa
A Universidade Federal do Ceará (UFC) é a 16ª universidade em impacto da produção científica no Brasil, de acordo com a edição 2025 do ranking do Centro de Estudos de Ciência e Tecnologia (CWTS, na sigla em inglês), da Universidade de Leiden (Holanda), versão tradicional. A UFC também ocupa a 18ª posição em impacto científico em toda a América do Sul.
Quando se considera apenas o volume de produção científica, a UFC ocupou a 14ª posição brasileira. Foram 4.234 trabalhos publicados no triênio 2016-2019 e 5.514 entre 2020 e 2023, o que reflete um crescimento de 30,23% no período. “O aumento da produção científica da UFC nos últimos quatro anos é um reflexo do crescimento com qualidade da nossa pós-graduação”, avalia a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da UFC, professora Regina Célia Monteiro.

Diferentemente dos demais rankings universitários, que procuram analisar diversos aspectos da vida acadêmica, o ranking de Leiden analisa especificamente a produção científica, tomando como base os trabalhos científicos publicados na base de dados Web of Science ao longo de três anos.
Nesta edição, foi avaliada a produção científica entre 2020 a 2023, analisando 1.506 universidades do mundo todo. Para avaliar o impacto, o ranking considera não apenas o volume total de publicações, mas quantas estão entre as 1% mais citadas entre os demais cientistas de cada área.
Fonte: Regina Célia Monteiro, pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da UFC - e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.







