UFC é agraciada com o Selo Parceiro da Justiça 2025 pela promoção da paz e enfrentamento à violência contra a mulher
- Segunda, 02 Fevereiro 2026 12:10
- Escrito por UFC Informa
Pelas mãos da vice-reitora, Diana Azevedo, a Universidade Federal do Ceará (UFC) foi agraciada com o Selo Parceiro da Justiça 2025 pela promoção da paz e enfrentamento à violência contra a mulher. A ação promovida pelo Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) aconteceu na sexta-feira (30), no Auditório Waldyr Diogo, na Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), reunindo 56 instituições agraciadas.

Estavam presentes na solenidade a desembargadora Vanja Fontenele Pontes, do TJCE; o vice-presidente da Fiec, André Montenegro, entre outras autoridades. Durante o evento, foi destacada a importância do fortalecimento de alianças estratégicas entre o setor público, as universidades e a sociedade civil para fortalecer a cultura de paz.
Veja mais fotos do evento no Flickr da UFC
“Fico muito feliz com o reconhecimento público da UFC como instituição parceira no combate a essa chaga da nossa sociedade que é a violência de gênero. Desde que concedemos o título de Doutora Honoris Causa a Maria da Penha, isso abriu outra perspectiva de aproximação com a sociedade civil, e o TJCE é um exemplo de ações articuladas para a prevenção e o combate à violência de gênero”, destacou a vice-reitora da UFC, Diana Azevedo.

A farmacêutica bioquímica e ativista Maria da Penha Maia Fernandes, fundadora do Instituto Maria da Penha, também estava entre os agraciados. Sua presença foi celebrada como um símbolo de transformação pessoal em políticas públicas eficazes. “Eu quero dizer que são 40 anos que começaram com muita dor e sofrimento, mas que hoje eu reafirmo o que foi dito aqui: ‘a vida é bonita, é bonita e é bonita’”, celebrou Maria da Penha.
A vice-reitora da UFC destacou também ações que vêm sendo construídas na universidade, como a aprovação da política de enfrentamento e prevenção aos assédios e às discriminações na UFC. “Foi algo extensamente debatido com a comunidade para que, de fato, o documento não fosse simplesmente uma letra morta, mas refletisse e legitimasse o anseio da comunidade. Além de corrigir injustiças, a prevenção nos garante que, no futuro, a gente tenha bem menos casos de violências e discriminações”, afirmou Diana Azevedo.

SAIBA MAIS - Em março de 2025, a UFC foi agraciada na primeira edição do Prêmio Mulheres e Ciência, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A universidade foi premiada na categoria Mérito Institucional, que visa reconhecer instituições comprometidas com a equidade de gênero na ciência.
Em abril de 2025, a UFC assinou um Termo de Execução Descentralizada (TED), em parceria com o Ministério das Mulheres e com o Instituto Maria da Penha, com o objetivo de elaborar o projeto de implementação do Memorial da Mulher Brasileira - Casa Maria da Penha e da Clínica de Acesso a Direitos com ênfase em gênero.
Em julho de 2025, a UFC foi contemplada com o Selo de Equidade de Gênero e Inclusão, referente ao biênio 2025-2026, concedido pelo Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria das Mulheres. A universidade foi uma das poucas instituições inscritas a alcançar, ao mesmo tempo, o selo nas categorias Ouro e Premium.
Em agosto de 2025, a UFC aderiu à lei federal que prevê a reserva de vagas para mulheres vítimas de violência doméstica em contratos contínuos de mão de obra.
“Todo esse conjunto de ações sinaliza que nós estamos no caminho certo. Esse compromisso institucional com o combate à violência de gênero e a promoção das mulheres está sendo visto e reconhecido”, concluiu a vice-reitora da UFC.
Fonte: Diana Azevedo, vice-reitora da UFC - e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.







