UFC chega à marca de 90 cartas-patente concedidas e mais de 600 depósitos no INPI
- Segunda, 02 Fevereiro 2026 16:36
- Escrito por UFC Informa
A Universidade Federal do Ceará (UFC) celebrou um marco no campo da inovação com a conquista de sua 90ª carta-patente. Concedida pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), no último mês de dezembro, o título confere direitos de propriedade industrial acerca de um novo material cerâmico para o melhoramento da eficiência em dispositivos que operem na região de microondas, como antenas e radares.
A pesquisa foi desenvolvida no Laboratório de Telecomunicações e Ciência e Engenharia de Materiais (Locem) da UFC, tendo como inventor principal o professor Antônio Sérgio Bezerra Sombra, do Departamento de Física.

DESTAQUES - Segundo dados da Coordenadoria de Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia (Cpitt), vinculada à Agência de Inovação (UFC Inova), em 2025, a UFC realizou 50 depósitos, com 19 cartas-patentes concedidas. Ao longo dos anos, a UFC realizou mais de 600 depósitos relacionados à propriedade intelectual, incluindo patentes, desenho industrial e software.
Aponta a coordenadora da Cpitt, professora Cláudia do Ó Pessoa, que a gestão da UFC tem contribuído de forma significativa para todo o processo de gestão da inovação e da transferência de tecnologia. “Esse trabalho é sustentado por um corpo técnico qualificado, que atua ativamente na disseminação da importância da proteção da propriedade intelectual das pesquisas e tecnologias geradas no âmbito da UFC: dando apoio por meio de mentorias na instrução dos processos de depósitos, na elaboração das redação de patentes na Cpitt e em parceria com o INPI, bem como na aquisição de ferramentas que auxiliam na gestão desses processos”, destaca.
Atualmente a unidade acadêmica com mais cartas-patente na UFC é o Centro de Ciências, com 35, seguido pelo Centro de Ciências Agrárias, com 27 e o Centro de Tecnologia, com 12. Analisando por departamento ou curso, no topo do ranking está o Departamento de Química Orgânica e Inorgânica, com 22 cartas, seguido pelo Departamento de Engenharia Agrícola, com 20 e o Departamento de Física, com 10. Nos campi do interior, destacam-se o Campus de Sobral, com cinco cartas e o Campus de Crateús, com uma.
A primeira carta-patente da UFC foi concedida no ano de 2019, fruto de pesquisa da professora Diana Azevedo, atual vice-reitora, para tecnologia de armazenamento e transporte de gás natural na forma adsorvida.
INVESTIMENTO - Hoje a UFC, segundo relatório do INPI, ocupa o 13º lugar no ranking nacional de patentes de invenção depositadas. Em um recorte regional, a UFC é a quarta universidade do Nordeste em número de depósitos, atrás apenas das Universidades Federais de Campina Grande (UFCG), Paraíba (UFPB) e Pernambuco (UFPE).
O crescimento do número de patentes na Universidade é acompanhado de investimentos recentes em empreendedorismo e inovação: em abril de 2025, a UFC lançou a Agência de Inovação da Universidade Federal do Ceará (UFC Inova), unidade dedicada a transformar o conhecimento acadêmico em soluções inovadoras para a sociedade. No mesmo ano, em agosto, foi aprovada a nova Política de Inovação da UFC, em atualização à política já existente, estabelecendo princípios, diretrizes e instrumentos voltados à promoção da pesquisa aplicada, ao desenvolvimento científico e tecnológico, à proteção da propriedade intelectual, à transferência de tecnologia e ao fomento ao empreendedorismo tecnológico.
Fonte: Coordenadoria da Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia (Cpitt) - e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.







