Fadir oferta disciplina optativa sobre direitos humanos ministrada em inglês para estudantes de todos os cursos da UFC

A Faculdade de Direito (Fadir) da Universidade Federal do Ceará (UFC) ofertará, no primeiro semestre de 2026, a primeira disciplina de graduação ministrada integralmente em língua estrangeira. A nova disciplina Contemporary Challenges to Human Rights (Desafios contemporâneos dos direitos humanos) será ofertada às segundas-feiras, das 14h às 16h, pelo Departamento de Direito Público da Fadir.

Imagem: Foto de uma biblioteca. Em primeiro plano, há uma mesa grande de madeira escura com várias cadeiras ao redor. Sentado a um dos lados da mesa, um homem adulto lê um livro aberto, com postura concentrada. Ao fundo, aparecem estantes altas repletas de livros organizados, um armário antigo de madeira com portas de vidro e uma coluna clara no centro do ambiente. O espaço é amplo, iluminado e silencioso, com piso claro e aparência de sala de estudos acadêmica.

Os coordenadores da disciplina, professores Emmanuel Furtado Filho e Raquel Coelho, explicam que a iniciativa, pioneira na graduação em Direito, busca fortalecer a internacionalização acadêmica, oferecendo aos estudantes a oportunidade de desenvolver competências internacionais, acolher alunos estrangeiros e preparar graduandos para vivências acadêmicas e profissionais no exterior.

“A ideia é contribuir para a internacionalização, ampliar diálogos com instituições estrangeiras, preparar nossos estudantes para um ambiente acadêmico e profissional cada vez mais globalizado e apresentar uma opção para estudantes intercambistas estrangeiros cursarem uma disciplina na Faculdade de Direito”, afirma o professor Emmanuel Furtado Filho.

A disciplina Contemporary Challenges to Human Rights, ofertada como optativa, possui dois créditos e será aberta a estudantes da UFC de qualquer curso e semestre. As atividades ocorrerão em formato de seminários, com participação de docentes do Departamento de Direito Público, abordando temas centrais e emergentes da agenda internacional contemporânea, como desafios ambientais, direito à saúde, garantismo penal e defesa dos direitos humanos. Confira o conteúdo programático da disciplina.

Por ser ministrada em inglês, a matrícula exigirá nível mínimo B1, comprovado por declaração ou certificados de proficiência, como TOEFL ou IELTS. As vagas estão abertas a estudantes de todos os cursos da UFC, inclusive intercambistas. Para participar, basta realizar a matrícula na disciplina optativa ofertada pela Faculdade de Direito, no Sigaa, durante o período de matrículas 2026.1, em fevereiro.

INTERNACIONALIZAÇÃO - De acordo com o pró-reitor-adjunto de Inovação e Relações Interinstitucionais da UFC, professor Rodrigo Rego, docentes nas diferentes unidades acadêmicas têm sido estimulados a ofertar disciplinas em outros idiomas. “Isso é importante para o público interno, pois fortalece o ensino de idiomas de forma indireta e permite que nossos alunos tenham acesso a conteúdos em línguas estrangeiras, além de demonstrar a característica de internacionalização da UFC, sinalizando para os parceiros internacionais que a universidade possui oferta de componentes curriculares em outros idiomas, o que torna a instituição ainda mais atrativa para estudantes estrangeiros”, explica. O pró-reitor-adjunto também ressalta a importância dos cursos de idiomas ofertados pela UFC, por meio das Casas de Cultura Estrangeira e do Programa Idiomas sem Fronteiras (IsF). 

Fonte: Emmanuel Furtado Filho, chefe do Departamento de Direito Público da Faculdade de Direito da UFC - e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.