- Quarta, 04 Fevereiro 2026 10:29
- Escrito por UFC Informa
A Faculdade de Direito (Fadir) da Universidade Federal do Ceará (UFC) ofertará, no primeiro semestre de 2026, a primeira disciplina de graduação ministrada integralmente em língua estrangeira. A nova disciplina Contemporary Challenges to Human Rights (Desafios contemporâneos dos direitos humanos) será ofertada às segundas-feiras, das 14h às 16h, pelo Departamento de Direito Público da Fadir.

Os coordenadores da disciplina, professores Emmanuel Furtado Filho e Raquel Coelho, explicam que a iniciativa, pioneira na graduação em Direito, busca fortalecer a internacionalização acadêmica, oferecendo aos estudantes a oportunidade de desenvolver competências internacionais, acolher alunos estrangeiros e preparar graduandos para vivências acadêmicas e profissionais no exterior.
“A ideia é contribuir para a internacionalização, ampliar diálogos com instituições estrangeiras, preparar nossos estudantes para um ambiente acadêmico e profissional cada vez mais globalizado e apresentar uma opção para estudantes intercambistas estrangeiros cursarem uma disciplina na Faculdade de Direito”, afirma o professor Emmanuel Furtado Filho.
A disciplina Contemporary Challenges to Human Rights, ofertada como optativa, possui dois créditos e será aberta a estudantes da UFC de qualquer curso e semestre. As atividades ocorrerão em formato de seminários, com participação de docentes do Departamento de Direito Público, abordando temas centrais e emergentes da agenda internacional contemporânea, como desafios ambientais, direito à saúde, garantismo penal e defesa dos direitos humanos. Confira o conteúdo programático da disciplina.
Por ser ministrada em inglês, a matrícula exigirá nível mínimo B1, comprovado por declaração ou certificados de proficiência, como TOEFL ou IELTS. As vagas estão abertas a estudantes de todos os cursos da UFC, inclusive intercambistas. Para participar, basta realizar a matrícula na disciplina optativa ofertada pela Faculdade de Direito, no Sigaa, durante o período de matrículas 2026.1, em fevereiro.
INTERNACIONALIZAÇÃO - De acordo com o pró-reitor-adjunto de Inovação e Relações Interinstitucionais da UFC, professor Rodrigo Rego, docentes nas diferentes unidades acadêmicas têm sido estimulados a ofertar disciplinas em outros idiomas. “Isso é importante para o público interno, pois fortalece o ensino de idiomas de forma indireta e permite que nossos alunos tenham acesso a conteúdos em línguas estrangeiras, além de demonstrar a característica de internacionalização da UFC, sinalizando para os parceiros internacionais que a universidade possui oferta de componentes curriculares em outros idiomas, o que torna a instituição ainda mais atrativa para estudantes estrangeiros”, explica. O pró-reitor-adjunto também ressalta a importância dos cursos de idiomas ofertados pela UFC, por meio das Casas de Cultura Estrangeira e do Programa Idiomas sem Fronteiras (IsF).
Fonte: Emmanuel Furtado Filho, chefe do Departamento de Direito Público da Faculdade de Direito da UFC - e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.