- Sexta, 20 Fevereiro 2026 12:40
- Escrito por UFC Informa
A Superintendência de Infraestrutura da Universidade Federal do Ceará (UFC Infra) iniciou um mutirão de limpeza nas áreas verdes do Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, em Fortaleza. A ação também está sendo realizada, simultaneamente, nos demais campi da capital e do interior, e deve ser concluída até o início do semestre letivo (dia 2 de março), melhorando as condições de uso dos campi para a comunidade acadêmica.

“O mutirão de limpeza está sendo realizado de forma intensiva desde o período do Carnaval, aproveitando a redução no fluxo de pessoas nos campi para otimizar os trabalhos. As ações envolvem equipes de zeladoria atuando com caminhões para coleta de entulhos, restos de obras e outros materiais descartados irregularmente”, afirma o superintendente de Infraestrutura da UFC, Renato Guerreiro.
Paralelamente, estão sendo realizados serviços de roçagem, poda, capinagem e recolhimento de resíduos vegetais. Também há equipes dedicadas à limpeza das áreas internas e dos entornos dos prédios, incluindo calçadas, estacionamentos e canteiros, garantindo a organização e a melhoria das condições dos espaços de convivência.
A ação conta com a participação direta da Secretaria de Meio Ambiente da UFC (SMA), que disponibilizou equipes técnicas especializadas, equipamentos e caminhões para o recolhimento de resíduos vegetais, além de coordenar serviços de poda, roçagem e manejo ambiental. “Essa atuação integrada com as equipes de zeladoria fortalece o planejamento e garante maior eficiência na execução dos serviços, contribuindo para a preservação ambiental e para a melhoria dos espaços universitários”, complementa Renato Guerreiro.

A UFC também está realizando a limpeza do Açude Santo Anastácio, localizado dentro do Campus do Pici. A utilização de um novo maquinário tem permitido a retirada de resíduos de vegetação nas bordas do açude, otimizando tempo e mão-de-obra, conforme explica a diretora da Secretaria de Meio Ambiente da UFC, Aliny Abreu. "Com esse equipamento, a gente está conseguindo chegar nas bordas do açude e trazer uma quantidade grande de macrófitas e taboas para fazer essa limpeza de forma mais eficiente", afirma.
O trabalho manual de limpeza do açude havia sido iniciado em dezembro de 2025. Com a chegada do novo maquinário, a expectativa é de acelerar o processo. “Nós já estamos acima de 50% de serviço realizado. Com essa máquina, a gente espera que, em cinco dias, a gente consiga tirar toda essa vegetação da borda”, complementa Aliny Abreu.
A ação de limpeza acontece de forma simultânea na capital e no interior. Nos campi do interior, equipes locais seguem um cronograma específico, alinhado à necessidade de cada campus. “A iniciativa tem caráter institucional e busca garantir um padrão de manutenção e limpeza tanto na capital quanto no interior”, destaca Renato Guerreiro.
Fontes: Superintendência de Infraestrutura (UFC Infra) - fone: (85) 3366.9543 / Secretaria de Meio Ambiente da UFC (SMA) - e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.