Secretaria de Meio Ambiente da UFC organiza resgate de mudas bebês de árvores nativas
- Quinta, 16 Abril 2026 11:40
- Escrito por UFC Informa
Promovida pela Secretaria de Meio Ambiente (SMA) da Universidade Federal do Ceará (UFC), por meio de sua Coordenadoria de Educação Ambiental, uma ação de resgate de plântulas de árvores nativas reuniu estudantes voluntários na quarta-feira (15), no bloco 314 do Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, em Fortaleza Na ocasião, embriões vegetais em seus primeiros estágios de desenvolvimento, as chamadas plântulas, das espécies oiti, gonçalo-alves e chichá foram colhidas do entorno da Matinha do Pici e de áreas vizinhas.
Conduzida pelos servidores técnicos-administrativos Geovany Torres (biólogo) e Narciso Ferreira Mota (engenheiro agrônomo), a atividade chama a atenção dos estudantes, técnicos, professores e demais colaboradores da universidade para as árvores nativas existentes no campus. Com o período de chuvas, a brotação desse tipo de plantas ficou mais evidente, e viu-se como necessário evitar a perda desses exemplares por poda ou esmagamento.
Os espécimes coletados vão para um viveiro e, quando crescidos, são plantados na própria universidade e distribuídos em eventos, como o UFC de Portas Abertas e os Encontros Universitários. Plantas medicinais e hortaliças também integram essa partilha.

À frente desse trabalho estão os projetos Ekoá para um Presente Sustentável, Sisteminha em Todo Bairro e Trilhas Educativas na Fazenda Raposa (em Jaçanaú, Maracanaú), todos da SMA. Voluntários podem participar dos cuidados com as mudas no viveiro de plantas e integrar os resgates e plantios, que ocorrem em diferentes momentos do ano. A programação do calendário ambiental é divulgada no perfil da SMA no Instagram.
Veja outras imagens da ação no Flickr da UFC
Narciso Ferreira enfatiza a ligação dessas ações com educação e cultura na UFC. “Incentivamos a educação ambiental e a fazemos na prática, com o conhecimento do que é o nosso bioma e a nossa flora, sem separá-los da fauna, estendendo esse cuidado para os outros campi em prol da preservação, conservação e melhoria de todo o nosso meio ambiente”, afirma o servidor.
MAPEAMENTO DAS ÁRVORES - Os participantes do plantio são reconhecidos ao terem seus nomes dados às espécies que manipulam, por meio de um mapeamento com geolocalização disponível no site da SMA. Ao selecionar a planta, é possível ver o nome do voluntário e características da árvore e demais informações. “Como continuidade desse trabalho, está sendo elaborada uma política de arborização, para orientar sobre os cuidados a serem tomados na plantação, respeitando as características individuais das árvores, proximidade com estruturas civis e hidráulicas, entre outros aspectos”, explica Geovany Torres.
A aluna Mariana Vieira Lima, do curso de Engenharia Ambiental, fez parte do resgate “pela proteção das espécies e pela oportunidade de participar de uma ação prática que envolve o curso“. Para ela, o conhecimento da diversidade das plantas e o aprendizado ao plantar e cuidar serão benéficos ao longo de sua jornada acadêmica.
Para Lamartine Soares, professor do Departamento de Fitotecnia e coordenador de Educação Ambiental da SMA, essa simples ação contribui para a formação de uma comunidade universitária mais consciente em relação às questões ambientais. “A coordenadoria assume papel estratégico na transformação da cultura socioambiental da UFC, impulsionando iniciativas práticas, integradas e imediatas em um cenário de crise climática”, reforça o docente.
Fonte: Secretaria de Meio Ambiente da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.







