- Terça, 05 Mai 2026 08:00
- Escrito por UFC Informa
Um dos eventos mais aguardados por estudantes do ensino médio e técnico que sonham com uma vaga na Universidade Federal do Ceará (UFC) já tem datas definidas. A nona edição da Feira das Profissões será realizada de 9 a 12 de junho, no Centro de Convivência do Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, em Fortaleza, com entrada gratuita. As inscrições estão abertas até o dia 25 de maio (veja como abaixo).

Destinada a orientar jovens em sua escolha profissional, a Feira das Profissões é o momento em que a UFC estabelece uma relação mais estreita com estudantes do ensino médio e com as escolas. O evento apresentará os 110 cursos de graduação presencial da UFC na capital e no interior, inclusive o bacharelado em Inteligência Artificial, do Campus Quixadá, e a licenciatura em Teatro, do Campus Itapajé – ambos ofertados pela primeira vez este ano.
Em diálogo com estudantes da UFC, o público poderá conhecer melhor os cursos, suas áreas de atuação, grade curricular, mercado de trabalho, perfil dos profissionais formados e formas de ingresso. Em todos os dias de feira, haverá uma equipe pronta para responder dúvidas sobre Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que, em 2026, disponibilizou 6.408 vagas para novos ingressantes.
Os interessados poderão ainda obter informações sobre bolsas, auxílios, estágios, projetos de ensino, pesquisa, extensão e cultura. "Não é apenas um momento de esclarecer dúvidas sobre os cursos, mas também de propiciar um espaço de vivências do que uma universidade como a UFC oferece", diz o pró-reitor-adjunto de Graduação, professor Hermógenes Oliveira.
Responsável pela organização do evento, a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) trabalha para entregar este ano uma feira maior, melhor e ainda mais lúdica, com ampla programação cultural, jogos e interatividade, alinhada à marca da excelência da UFC. Em 2025, o evento teve 318 escolas inscritas e recebeu mais de 30 mil estudantes de 52 municípios cearenses, superando as expectativas de participação.
INSCRIÇÕES – As escolas públicas e particulares interessadas em trazer grupos de estudantes devem ficar atentas: o período de inscrições segue até o dia 25 de maio. As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pela internet, por meio de formulário eletrônico. Cada escola poderá inscrever turmas com horários agendados, das 8h às 12h e das 13h às 17h, com exceção do último dia (12 de junho), que será das 8h às 12h.
Além das escolas, a Feira das Profissões também estará aberta ao público em geral. Durante os quatro dias de evento, os visitantes poderão conversar com professores, tirar dúvidas com estudantes e participar de oficinas, palestras e atividades culturais. Essas inscrições também devem ser feitas por meio de um formulário eletrônico.
Fonte: Comissão Organizadora da Feira das Profissões – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.