Procurar no portal

Obra sobre o legado do professor Francisco de Assis de Souza Filho é lançada hoje (21) na Festa Literária de Senador Pompeu (CE)

Com organização da Editora da Universidade Federal do Ceará (Editora UFC), ocorre nesta quinta-feira (21), às 18h30, o lançamento da versão digital do livro O guardião da água - Francisco de Assis de Souza Filho, durante a Festa Literária de Senador Pompeu, promovida pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult). A obra, que homenageia o docente falecido em março deste ano, foi idealizada pelo reitor da UFC, Custódio Almeida, e pelo diretor da Editora UFC, Francisco Cavalcante Júnior.

A divulgação do volume no evento se dá pelo fato de Assis Filho ser natural da localidade. A Praça da Estação, no centro do município do Sertão Central, localizado a 250 quilômetros de Fortaleza, é a sede da festa, gratuita ao público.

Imagem: capa do livro

Com o intuito de apresentar o legado do docente da UFC, que é uma das maiores referências brasileiras na área de recursos hídricos, a publicação reúne memórias, cartas, depoimentos, ensaios e poemas escritos por amigos, familiares, pesquisadores e colegas de trajetória acadêmica e política de Assis Filho. Listados entre os autores convidados estão nomes como o professor César Barreira (Departamento de Ciências Sociais da UFC), a professora Ticiana de Carvalho Studart (Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental da UFC) e o advogado e ex-deputado João Alfredo Telles Melo.

Segundo o reitor da UFC, Custódio de Almeida, o professor Assis Filho associou, de forma rara, a capacidade de sonhar e a disposição concreta para transformar ideias em ação. “Ele sempre foi um sonhador pragmático. Sabia que o sonho coloca em movimento a criatividade, e que o pragmatismo é indispensável para tornar os sonhos realidade”, definiu.

O reitor destacou ainda que o docente teve protagonismo em todos os espaços acadêmicos, científicos e institucionais dos quais participou. “Ele deixou um significativo legado no campo das águas e um grande convite para as continuidades da sua obra”, resumiu Custódio.

O livro é aberto com o texto autobiográfico O outro está imensamente em mim, extraído do memorial apresentado por Assis Filho à UFC em 2025, em sua ascensão à classe de Professor Titular do Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental da UFC, onde atuava desde 2008. Pontuado por reminiscências, rememora passagens da infância às margens do rio Banabuiú e a trajetória político-acadêmica que o levou a dedicar sua vida à ciência das águas e ao enfrentamento das desigualdades impostas pela seca no Nordeste. No fim, a obra expõe um posfácio em cordel assinado pela professora Paola Tôrres, da Faculdade de Medicina, em diálogo com a tradição sertaneja do homenageado.

Cavalcante Júnior, também elaborador da publicação, ressaltou que O guardião da água nasceu da convivência, da amizade e do reconhecimento coletivo em torno da história do cientista cearense – que materializou seu legado no Centro de Estudos Estratégicos de Política de Águas e Secas (Cepas). “Como escrevemos na apresentação do livro, Assis pavimentou caminhos. Agora compete às próximas gerações a sua continuidade e a redefinição da governança hídrica em contextos de alta incerteza de mudanças climáticas”, afirma ele.

A edição digital já está disponível gratuitamente ao público e pode ser baixada no site da Editora UFC. A versão impressa está prevista para ser lançada em 19 de agosto deste ano, data em que Assis completaria 60 anos. 

SOBRE O PROFESSOR ASSIS FILHO – Francisco de Assis de Souza Filho nasceu em Senador Pompeu, em 19 de agosto de 1966. Graduou-se em Engenharia Civil pela UFC e era doutor em Engenharia Civil pela Universidade de São Paulo (USP). Foi presidente da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) e da Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRH).

Ele orientou diversas pesquisas de mestrado e doutorado, com ampla produção científica em periódicos de alto impacto. Desde 2023, exercia a função de diretor-geral do Cepas, além de atuar como cientista-chefe em Recursos Hídricos da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap). Um de seus trabalhos em destaque no Cepas foi o embrião do programa Mais Água Boa na Escola, idealizado em 2025. O professor Assis faleceu em 25 de março deste ano, na cidade de São Paulo (SP).

Fonte: Gabinete da Reitoria - e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300