Nota de pesar: Prof. Gilmar de Carvalho, aposentado do Curso de Jornalismo

É com profundo pesar que a Universidade Federal do Ceará comunica o falecimento, na noite de sábado (17), aos 71 anos, do Prof. Francisco Gilmar Cavalcante de Carvalho, docente aposentado do Curso de Jornalismo, do Instituto de Cultura e Arte (ICA) da UFC. Um dos pesquisadores da cultura mais importantes do País, autor de mais de 50 livros e referência nacional na área de tradições e culturas populares, Gilmar de Carvalho estava internado desde 20 de março.

Imagem: O Prof. Gilmar de Carvalho era referência nacional na pesquisa em cultura (Foto: Arlindo Barreto)

Mestre em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo e doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998), ele ingressou na UFC em 1984, como professor do antigo Curso de Comunicação Social, que era composto pelas habilitações em Jornalismo e Publicidade e Propaganda.

Aposentou-se em 2010, mas permanecia em plena atividade, atuando como "uma das mentes mais prodigiosas e sagazes da cultura cearense", conforme descreveram em nota os colegas do Curso de Jornalismo e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFC. Para este ano de 2021, preparava a publicação de uma nova obra, A poética das vozes, sobre o legado de grandes nomes da cantoria, do cordel, dos saraus e de outras linguagens artísticas.

Em 2009, Gilmar de Carvalho iniciou a doação de seu arquivo pessoal ao Acervo do Escritor Cearense (AEC), da Biblioteca de Ciências Humanas da UFC. São livros, documentos, fotografias, correspondências, reportagens e manuscritos referentes à memória de importantes nomes da cultura cearense.

No aniversário de 10 anos da doação, em entrevista à UFCTV, o pesquisador falou sobre a importância da preservação da memória artística e cultural: "Muitas vezes, quando alguém que tem uma fortuna crítica, tem uma memória, morre, esse material é jogado fora. Nem sempre as famílias valorizam. Eu não tenho herdeiros diretos, não tive filhos. Então eu tinha de me cuidar, me resguardar. E acho que não poderia ter lugar melhor do que o Acervo do Escritor Cearense para eu trazer esse material e vê-lo tão bem guardado, conservado e utilizado".

Ao longo de sua trajetória, foi contemplado com vários prêmios e títulos, dentre os quais a Medalha Mário de Andrade, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), em 2017; e a Medalha do Mérito Cultural da Academia Brasileira de Letras, em 2011. Em 2019, teve aprovado o título de Professor Honoris Causa da UFC.

Neste momento de dor, a UFC se solidariza com amigos e parentes do Prof. Gilmar de Carvalho, rendendo homenagens à sua importância para a Universidade, para o Jornalismo e para a cultura brasileira.

Leia a Nota de Pesar do Curso de Jornalismo da UFC

Fonte: Coordenadoria de Comunicação e Marketing (UFC Informa) – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.