Profª Aracy Tavares de Andrade Furtado, aposentada da Engenharia Civil

A Universidade Federal do Ceará expressa profundo pesar pelo falecimento, na última quinta-feira (22), da Profª Aracy Tavares de Andrade Furtado, aos 83 anos, primeira engenheira civil formada pela então Escola de Engenharia da UFC, turma de 1962, que, posteriormente, em 1º de março de 1963, ingressou como a primeira docente da unidade, atualmente Departamento de Engenharia Civil, vinculado ao Centro de Tecnologia (CT).

Imagem: Aracy Furtado foi a primeira mulher a se formar engenheira civil pela UFC e, posteriormente, a primeira professora do curso de Engenharia Civil da Instituição (Foto: Acervo da família)

Na engenharia, a Profª Aracy foi uma pioneira na academia e no mercado cearense. Ela atuou, por exemplo, na obra da conhecida Estrada do Algodão (Rodovia CE-060). Em 1991, ela se aposentou e em vida recebeu diversas homenagens, como a que ocorreu no ano do Jubileu de Ouro da primeira turma da Engenharia Civil em 2012.

Em 2017, na solenidade do CT pelo Dia Mundial das Mulheres na Engenharia, 23 de junho, foi relembrada a determinação da Profª Aracy ao enfrentar preconceitos para se tornar engenheira, numa época em que a atividade na engenharia civil era considerada apenas como coisa de homem. Como docente e engenheira civil realizada, ela deixou, na ocasião, mensagem de incentivo às atuais e futuras engenheiras: "Façam aquilo que as faz felizes".

A Profª Aracy era mãe de dois professores da UFC: Tânia Furtado, que lecionou no Curso de Comunicação Social – Jornalismo, e Manuel Antonio de Andrade Furtado Neto, do Departamento de Engenharia de Pesca, ambos também já falecidos.

Neste momento de dor, a UFC se solidariza com os familiares, amigos e colegas da Profª Aracy Furtado.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação e Marketing (UFC Informa) – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.