Prof. Pierre Maurice Christophe Lamary, do Departamento de Engenharia Mecânica

A Universidade Federal do Ceará comunica, com pesar, o falecimento, nesta quinta-feira (27), do professor Pierre Maurice Christophe Lamary, aos 59 anos. Natural da cidade de Lyon (França) e radicado no Ceará, o Prof. Pierre Lamary mantinha uma relação intensa de mais de 20 anos com o Brasil.

O Prof. Pierre era graduado em Engenharia Aeroespacial pelo Institut Polytechnique des Sciences Appliquées (IPSA, França), com mestrado e doutorado em Mecânica Aplicada - Acústica pela Universidade de Tecnologia de Compiègne (França). Atuou como engenheiro da empresa Dassault Aviation e como professor do Instituto de Mecânica de Paris (ISMEP).

Nos anos 2000, foi professor visitante no Departamento de Mecânica Computacional da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), com destacada atividade científica nos campos de vibração e acústica. Ingressou como docente do Departamento de Engenharia Mecânica da UFC em 2011. Contribuiu com diversos programas de internacionalização e de intercâmbio entre instituições brasileiras e francesas, a exemplo do BRAFITEC e do CAPES/COFECUB.

Recentemente, em parceria com o Laboratório de Mecânica da Fratura e Fadiga (LAMEFF), do Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais, integrou projeto de cooperação aprovado entre a UFC e a École Normale Supérieure Cachan / Paris-Saclay. Também foi representante docente do Departamento de Engenharia Mecânica no Conselho do Centro de Tecnologia da UFC.

O Prof. Pierre Lamary deixa filha, irmã e a mãe na França, que receberão o corpo para fazerem o funeral em sua terra natal. Neste momento de dor, a Universidade se solidariza com todos os familiares, amigos, estudantes e colegas do professor.

Fonte: Diretoria do Centro de Tecnologia da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.