Prof. José Dilson Vasconcelos de Menezes, emérito da UFC e aposentado do Curso de Odontologia

A Universidade Federal do Ceará comunica, com pesar, o falecimento, nesta sexta-feira (2), aos 91 anos de idade, do cirurgião-dentista e professor José Dilson Vasconcelos de Menezes, emérito da UFC e docente aposentado da Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem (FFOE). Nascido em 13 de abril de 1930, em Fortaleza (CE), o Prof. Dilson se graduou em Odontologia pela Faculdade de Farmácia e Odontologia do Ceará em 1952.

Em 2007, recebeu o título de Professor Emérito da UFC e era o decano do Curso de Odontologia da Universidade. Atuou como vice-diretor do Centro de Ciências da Saúde no período de 1976 a 1980. Em 2021, deixou no prelo para ser publicado pela Imprensa Universitária o livro Gotas de história da odontologia, que registra episódios históricos da carreira odontológica no contexto cearense.

Foto do Prof. Dilson Menezes utilizando um terno e uma gravata de cor cinza, uma medalha posta na lapela discursando

Ingressou no magistério superior da UFC em 1956 como assistente da primeira cadeira de Clínica Odontológica e, posteriormente, assumiu a disciplina de Odontologia Legal e Ética Profissional. Possuía o registro do Conselho Regional de Odontologia (CRO-CE) número 1, por ter implantado e presidido a entidade nos anos 1967 e 1968. Fundador da Academia Cearense de Odontologia (ACO), em 1984, com a sua morte, tornou-se patrono da cadeira nº 16. Ao todo, dedicou 50 anos à docência, aposentando-se como professor adjunto da UFC em 1990, e lecionou Bioética e Ética e Legislação Odontológicas em cursos de especialização até 2006.

Referência nacional e internacional no ensino odontológico, publicou oito livros e 62 artigos científicos. De 1977 a 1981, integrou a comissão técnica de consultores de odontologia da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Exerceu os cargos de diretor executivo da Associação Latino-Americana de Faculdades de Odontologia (ALAFO) e de secretário da Associação Pan-Americana de Periodontologia. Na década de 1990, contribuiu com a criação dos Cursos de Odontologia da Universidade de Fortaleza (UNIFOR) e das Faculdades Integradas da Região Tocantina, em Imperatriz (MA).

Além do título de Professor Emérito da UFC, Dilson Menezes recebeu diversas comendas, como a Medalha de Honra ao Mérito Odontológico, do Conselho Federal de Odontologia (CFO, 2003); o Diploma de Mérito da Associação Brasileira de Ensino Odontológico (ABENO, 2006); e a Medalha Wilson de Vasconcelos Dias, da Academia Cearense de Odontologia (ACO, 2014). Outras honrarias incluem a placa da Assembleia Legislativa do Ceará pelo centenário da Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem da UFC (1916-2016) e a Medalha de Mérito Odontológico Dr. Francisco de Sá Roriz (2018), atribuída pela Câmara Municipal de Fortaleza.

O sepultamento ocorrerá na manhã desta sexta-feira, 2 de julho, no Cemitério Parque da Paz, em cerimônia reservada à família, por conta das restrições da pandemia de covid-19.

Fonte: Diretoria da Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.