Profª Maria Izaíra Silvino Moraes, maestrina e docente aposentada do Departamento de Teoria e Prática do Ensino

A Universidade Federal do Ceará comunica, com pesar, o falecimento, ocorrido nesse sábado (14), aos 75 anos de idade, da maestrina, cantora, compositora, instrumentista e escritora Maria Izaíra Silvino Moraes, ex-regente do Coral da UFC e professora aposentada do Departamento de Teoria e Prática do Ensino, da Faculdade de Educação (FACED). Nascida em 15 de agosto de 1945, em Baturité (CE), Izaíra Silvino foi uma referência nas áreas de canto coral, educação musical e cultura no Ceará. Por conta da pandemia de covid-19, o velório e o funeral serão restritos a familiares.

Imagem: foto da maestrina Izaíra Silvino falando em frente ao microfone

Izaíra Silvino iniciou a caminhada musical nos anos 1950 aprendendo bandolim com a Profª Amélia Cavalcante, em Iguatu, e fez o Curso Fundamental de Música no Conservatório de Música Alberto Nepomuceno (CMAN), em Fortaleza, de 1959 a 1964. Com a mudança da família para a capital cearense, estudou canto orfeônico e integrou o Coral do Colégio Santa Maria Goretti, sob a regência do maestro Antônio Gondim de Lima, e tocou violino na Orquestra Sinfônica Henrique Jorge, regida pelo maestro Orlando Leite.

Graduou-se em Direito pela UFC em 1969, ano em que ingressou no Curso Superior em Música do Conservatório Alberto Nepomuceno, licenciando-se em Educação Musical em 1973. No Crato, nos anos de 1978 a 1980, foi regente do Coral Santa Cecília, da Sociedade Lírica do Belmonte (SOLIBEL), coordenada pelo padre Ágio Augusto Moreira. Ela obteve os títulos de especialista em Música do Século XX pela Universidade Estadual do Ceará (1989) e de mestra em Educação pela UFC (1993).

Entre 1981 e 1989, a maestrina Izaíra Silvino esteve à frente do Coral da UFC, e, junto com a Profª Leilah Carvalho Costa na preparação vocal, desenvolveu um trabalho com ênfase na música brasileira, na música nordestina e no coro cênico. Na época, o Coral da UFC produziu espetáculos como "Porque o Canto existe" (1981) e "Três tempos do homem" (1983). Ainda nos anos 1980, Izaíra Silvino coordenou as edições do projeto Nordeste – Encontros Musicais da UFC, e, com o sopranista Paulo Abel do Nascimento, concebeu o projeto ópera-escola popular "Moacir das Sete Mortes ou a Vida Desinfeliz de um Cabra da Peste".

Ao longo da carreira, também foi regente e diretora musical de diversos corais da cidade de Fortaleza, a exemplo do Coral Moenda de Canto, Coral do Povo, Coral da Embratel, Coral da CUT, Coral da Biodança, Coral da ADUFC e Coral dos Amigos de Izaíra Silvino. De 1984 a 1987, na gestão do reitor Anchieta Esmeraldo, exerceu o cargo de diretora da então Casa da Cultura Artística (atual Secretaria da Cultura Artística, SECULT-ARTE/UFC).

Em 1990, ingressou como docente na Faculdade de Educação (FACED) da UFC e criou o Coral da FACED, o Núcleo de Arte-Educação e novas disciplinas voltadas às artes no Curso de Pedagogia. Aposentou-se como professora do Departamento de Teoria e Prática do Ensino em 1996. Izaíra colaborou para a elaboração dos projetos pedagógicos e a criação dos cursos de Música da UFC em Fortaleza (2006), Sobral (2010) e Juazeiro do Norte (2010), este último, na atual Universidade Federal do Cariri (UFCA). O Centro Acadêmico Izaíra Silvino (CAIS), do Curso de Licenciatura em Música da UFC – Fortaleza presta tributo ao seu legado como educadora musical.

Neste momento de profunda dor, a UFC se solidariza com todos os familiares, amigos, colegas e ex-alunos da docente.

Prof. José Cândido Lustosa Bittencourt de Albuquerque, reitor da UFC
Prof. José Glauco Lobo Filho, vice-reitor da UFC

Fonte: Secretaria de Cultura Artística da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.; Gabinete do Reitor da UFC e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.