Profª Laís Maria Rossas Freire, aposentada do Departamento de Direito Privado

A Universidade Federal do Ceará comunica, com pesar, o falecimento da Profª Laís Maria Rossas Freire, aposentada do Departamento de Direito Privado da Faculdade de Direito, ocorrido na quarta-feira (25). O sepultamento ocorreu nesta quinta-feira (26).

A professora ingressou no Departamento de Direito Privado em 1977 e se aposentou de suas atividades na Universidade em 2002. Além de docente, foi também desembargadora do Tribunal Regional do Trabalho do Ceará (TRT/CE). A presidência do órgão de justiça decretou luto oficial por três dias e publicou uma nota de pesar pelo falecimento.

Natural de Fortaleza, foi a primeira mulher a presidir o TRT/CE. Assumiu a direção daquela Corte em 1994. Antes, foi eleita vice-presidente para o biênio 1992-1994.

Bacharelou-se em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito da UFC. Após ter sido juíza do trabalho substituta, foi promovida por merecimento à juíza presidente da Junta de Conciliação e Julgamento (JCJ) em 1971, permanecendo presidente da 2ª JCJ de Fortaleza até 1988.

Ao longo de sua trajetória profissional, foi agraciada com várias comendas, destacando-se a Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho, do Tribunal Superior do Trabalho, no grau de Comendador; a Ordem Timbira do Mérito Judiciário do Trabalho, do TRT da 16ª Região, no grau de Comendador; e a Ordem Alencarina do Mérito Judiciário do Trabalho, do TRT da 7ª Região, no grau de Grã-Cruz, além da Medalha do Mérito Judiciário Djalma Aranha Marinho, do TRT da 21ª Região.

Foi homenageada, ainda, com os títulos de Cidadã de Limoeiro do Norte e de Crateús, conferidos pelas câmaras municipais em 1993 e 1995, respectivamente. Aposentou-se do TRT-CE em 3 de novembro de 2009.

Neste momento de profunda dor, a UFC se solidariza com todos os familiares, amigos, colegas e ex-alunos da docente.

Com informações do Tribunal Regional do Trabalho do Ceará (TRT/CE)

Fonte: Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP) – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.