Prof. Nicolino Trompieri Filho, aposentado da Faculdade de Educação

A Universidade Federal do Ceará comunica, com pesar, o falecimento, nessa terça-feira (14), aos 80 anos, do Prof. Nicolino Trompieri Filho, docente aposentado da Faculdade de Educação (FACED). Nicolino Trompieri nasceu em 18 de outubro de 1940, na cidade de Conservatória (RJ). O Prof. Nicolino era graduado em Pedagogia (1972) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mestre (2000) e doutor (2007) em Educação pela UFC. O velório ocorreu no mesmo dia na Funerária Ternura, e o sepultamento foi realizado na manhã desta quarta-feira (15), no Cemitério São João Batista, no Centro de Fortaleza. Por conta da pandemia de covid-19, a cerimônia foi reservada a familiares e pessoas próximas.

Foto do Prof. Nicolino Trompieri

Nos anos 1960 e 1970, Prof. Nicolino trabalhou como docente na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar); no Centro Brasileiro de Pesquisa Educacional (CBPE/INEP); como servidor público estadual do Governo do Rio de Janeiro, bem como na Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Nicolino Trompieri ingressou como professor da UFC em 1976, dedicando mais de quatro décadas à docência, tendo ministrado disciplinas na graduação e na pós-graduação e orientado diversos trabalhos de conclusão de curso, dissertações de mestrado e teses de doutorado.

O Prof. Nicolino formou gerações de pedagogos e educadores cearenses e se dedicou à pesquisa acadêmica na área de educação, com ênfase em avaliação de sistemas, instituições, planos e programas educacionais. Sua produção intelectual contemplou temas como avaliação educacional, avaliação curricular, construtivismo, ensino de matemática, rendimento escolar e análise métrica de instrumentos de avaliação, formação de professores, economia política, desenvolvimento sustentável e educação. Publicou livros e artigos científicos em revistas nacionais e internacionais, obtendo várias premiações ao longo da carreira.

Na gestão universitária, atuou como chefe do Departamento de Educação do antigo Centro de Estudos Sociais Aplicados da UFC (1981-1983); como diretor da FACED (1995, 2003-2005) e vice-diretor daquela Faculdade (2005-2007). O Prof. Nicolino também exerceu, em diversas ocasiões, a função de chefe e subchefe do Departamento de Fundamentos da Educação, da FACED.

Em seu site institucional, a Faculdade de Educação da UFC publicou uma nota de pesar informando sobre o falecimento do docente. Neste momento de dor, a Universidade se solidariza com todos os familiares, amigos, estudantes, ex-alunos e colegas do Prof. Nicolino.

Fonte: Diretoria da Faculdade de Educação da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.