Prof. Melquíades Pinto Paiva, diretor fundador do Instituto de Ciências do Mar

A Universidade Federal do Ceará comunica, com pesar, o falecimento, ocorrido nesta terça-feira (16), do professor aposentado Melquíades Pinto Paiva, aos 91 anos. O Prof. Melquíades foi diretor-fundador do Instituto de Ciências do Mar (LABOMAR-UFC), quando ainda se chamava Estação de Biologia Marinha. Por isso, era diretor emérito da unidade.

Imagem: Prof. Melquíades Pinto Paiva (Foto: Acervo pessoal)

O Prof. Melquíades gostava de dizer que o Labomar era uma “oficina de cientistas” dada a produção artesanal de pesquisadores.

Em nota, a direção do instituto lamentou a perda do docente com “profunda tristeza e consternação”. “Perdemos todos um importante cientista, um visionário das ciências do mar e um lutador por uma educação pública democrática e de qualidade, mas a sua trajetória e suas conquistas permanecem, são a própria história do LABOMAR”, afirmou a diretora da unidade, Profª Ozilea Bezerra Menezes.  Veja aqui a íntegra da nota.

O velório será na Ethernus, a partir das 14 horas desta terça-feira, com missa no dia seguinte às 8 horas. O sepultamento ocorrerá em sequência, às 10 horas no Cemitério São João Batista.

Neste momento de imensa dor, a UFC expressa sua solidariedade aos familiares, amigos e colegas do Prof. Melquíades Pinto Paiva.

Fonte: Instituto de Ciências do Mar (LABOMAR) ‒ e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.