Profª Lígia Barros Costa, do Departamento de Enfermagem

A Universidade Federal do Ceará comunica, com pesar, o falecimento, ocorrido neste domingo (23), da Profª Lígia Barros Costa, docente do Departamento de Enfermagem. A Profª Lígia foi referência em ação extensionista na área da saúde comunitária, além de idealizadora e mentora intelectual da atenção à saúde da família na formação profissional dos estudantes.

Imagem: Professora Lígia Barros foi homenageada nas comemorações dos 40 anos de criação do Curso de Enfermagem da UFC (Foto: Viktor Braga/UFC)

A Diretoria da Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem (FFOE) emitiu nota lamentando a perda da docente, "que trouxe grande contribuição para a consolidação do curso, bem como na coordenação do CDFAM/PREX [Coordenadoria de Desenvolvimento Familiar]". Veja aqui a íntegra da nota.

A Profª Ana Karina Bezerra Pinheiro, vice-diretora da FFOE, destaca a relevante atuação da Profª Lígia enquanto coordenadora da CDFAM, na época Centro de Desenvolvimento Familiar, na articulação do financiamento do Ministério da Saúde para construção da Casa de Parto Natural. Inaugurado em outubro de 2003 e referência em atendimento pré-natal e ginecológico, atualmente o equipamento, que deu origem à Casa de Parto, funciona como Unidade Básica de Saúde da Prefeitura de Fortaleza.

O velório e o sepultamento da Profª Lígia Barros foram realizados no domingo (23). Neste momento de imensa dor, a UFC expressa sua solidariedade aos familiares, amigos e colegas da professora.