Prof. Pedro Henrique Saraiva Leão, da Faculdade de Medicina

A Universidade Federal do Ceará expressa profundo pesar pelo falecimento do médico, literato e professor Pedro Henrique Saraiva Leão. Ele era docente aposentado do Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina (FAMED) e ex-presidente da Academia Cearense de Letras (ACL). Faleceu aos 83 anos, no último dia 21, em Fortaleza.

Pedro Henrique Saraiva Leão nasceu em Fortaleza no dia 25 de maio de 1938. Cursou a graduação em Medicina na UFC e fez diversas especializações em instituições de São Paulo e Londres, sendo um renomado profissional na área da coloproctologia.

Imagem:  O Prof. Pedro Henrique Saraiva Leão recebeu da UFC os títulos de Notório Saber em Medicina e de Professor Emérito (Foto: Ribamar Neto/UFC)

Na UFC, ingressou como docente em 1º de março de 1966 e se aposentou em 22 de julho de 2005. Além de lecionar na Universidade, também trabalhou como médico no Hospital Geral de Fortaleza (HGF).

Pedro Henrique teve destacada atuação nacional. Na década de 1980, ele presidiu a Sociedade Brasileira de Coloproctologia, quando criou a Sociedade Regional Norte-Nordeste de Coloproctologia. Foi ainda fundador do Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva e do Clube do Colostomizado do Brasil, o primeiro do País.

ESCRITOR – Com uma elogiada produção poética e científica, Pedro Henrique Saraiva Leão foi presidente nacional da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores (SOBRAMES) e presidiu também a Academia Cearense de Letras (ACL), onde havia ingressado como membro no dia 19 de setembro de 1986, substituindo o poeta Carlyle Martins na cadeira número 25, cujo patrono é o romancista Oliveira Paiva.

Entre as homenagens recebidas em vida, estão os títulos de Notório Saber em Medicina e o de Professor Emérito, ambos pela UFC; o Troféu Sereia de Ouro, concedido pelo Sistema Verdes Mares; a Medalha Barca Pellon, pelo Governo do Estado do Ceará, e o diploma de Mérito Ético-Profissional pelo Conselho Regional de Medicina, dentre outras.

A Faculdade de Medicina da UFC publicou em seu site nota de pesar pelo falecimento do Prof. Pedro Henrique Saraiva Leão.

Imagem: Homenagem da Faculdade de Medicina

Neste momento de dor, a UFC se solidariza com amigos, familiares e colegas do professor.

Com informações da Academia Cearense de Letras.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação e Marketing – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.